Hoje em dia umas das aulas mais procuradas nas academias brasileiras são as de Yoga e Pilates.
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As praticantes das duas modalidades físicas cada vez mais aumentam e os comentários sobre os resultados são enormes.
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Um pode trabalhar a mente, minimizar o estresse e trazer concentração para as suas tarefas do dia-a-dia, já o outro além de trabalhar a postura, também pode reduzir medidas e aumentar a flexibilidade.


Afinal, quais são as diferenças e benefícios do Yoga e Pilates? Será que todas as mulheres podem se inscrever nestas aulas e por que elas são tão queridas pelo público feminino?
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Estas e outras informações você vai conferir em um bate-papo descontraído com duas professoras, Beatriz Kimura e Renata Campeã, ambas ensinam as mulheres as técnicas e nos explicam logo a seguir um pouco mais sobre as duas aulas que estão conquistando o Brasil. Confira e inscreva-se:
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Nós Mulheres – Qual a diferença entre Yoga e Pilates?
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Profª. Beatriz Kimura (Yoga) – Na verdade, o foco do Yoga não é o corpo, o corpo é só o caminho. Na aula de Yoga, explora o corpo como um todo, tendo o corpo como um instrumento para atingir a mente.
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O pilates visa trabalhar a postura, com enfoque no abdômen, glúteo e interno da coxa.


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Nós Mulheres – Quais são os benefícios do pilates?

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Profª Renata Campeã (Pilates) – Seu maior objetivo é a reestruturação postural, além disso melhora o condicionamento físico geral, flexibilidade, amplitude muscular e a circulação.
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No pilates trabalhamos todos os movimentos das AVDS (atividades de vida diária), a respiração diafragmática, onde os músculos da região do CORE ( Parte central do corpo) é acionado durante toda a pratica, fortalecendo a região e trabalhando os exercícios com maior segurança.
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Nós Mulheres – Geralmente quem procura o Pilates, busca que tipos de resultados?
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Profª Renata Campeã (Pilates) – As pessoas geralmente buscam no Pilates um condicionamento físico geral, reestruturação da postura e fortalecimento do abdômen.


Nós Mulheres – Como os resultados são atingidos ?
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Profª Renata Campeã (Pilates) – Através de dicas posturais e exercícios específicos para o corpo todo os resultados são percebidos logo nas primeiras aulas.

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Nós Mulheres – Quais são os benefícios do Yoga?
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Profª. Beatriz Kimura (Yoga) – Equilíbrio do corpo e da mente. Trabalhando força, alongamento, postura, respiração e concentração.
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Nós Mulheres – Há algum tipo de restrição entre os dois exercícios físicos?
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Profª. Beatriz Kimura (Yoga) – Tem sim, dependendo do que o aluno apresenta. Alguns cuidados devem ser tomados, dependendo da patologia que o aluno tenha. Mas no geral, não tem limitação, só tem cuidados.


Nós Mulheres – É verdade que Yoga pode aliviar o estresse do dia-a-dia?
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Profª. Beatriz Kimura (Yoga) – Sim, bastante! O estresse sobrecarrega a mente e, consequentemente o corpo.
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O yoga é a junção dos dois, quando unidos, conseguimos perceber o limite, controlar mais a mente e não deixar que o estresse se instale ou acentue. com a prática melhora também a qualidade do sono, disposição, digestão, concentração, etc.

 


Nós Mulheres – O pilates pode mesmo reduzir medida e dar maior flexibilidade?
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Profª Renata Campeã (Pilates) – A redução de medida acontece devido a pratica correta, ao estimulo e fortalecimento constante da região de CORE (parte central do corpo),enquanto durante os exercícios propostos o aluno melhora e amplia sua flexibilidade.

 

Nós Mulheres – A partir de quantos anos pode-se iniciar aulas de ambas as atividades?

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Profª. Beatriz Kimura (Yoga) – Não tem limitação de idade, mas a diferença é que o Yoga para a criança se trabalha de forma mais lúdica, com brincadeiras, histórias.
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Desde bebê já se começa um trabalho de Yoga. Existem trabalhos direcionados à grávidas, terceira idade, pessoas com lesões na coluna, é bem amplo.
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Profª Renata Campeã (Pilates) – Atualmente já existe Pilates para crianças a partir de 6 anos, inclusive sua pratica é muito recomendada para gestantes.


Nós Mulheres – Os resultados surgem a partir de quanto tempo normalmente?
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Profª. Beatriz Kimura (Yoga) – Na primeira aula os alunos já começam a perceber os benefícios da prática. Entre duas semanas, percebe-se melhor a postura, o alongamento, concentração, disposição e força.
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Profª Renata Campeã (Pilates) – Nas primeiras aulas o aluno ja sentira melhora na postura e após 3 meses de pratica 2 x por semana seu corpo estará totalmente renovado.
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Nós Mulheres – As duas atividades necessitam de acompanhamento médico ou exame inicial para saber se pode fazer este tipo de atividade?
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Profª Renata Campeã (Pilates) – Não é necessário acompanhamento medico desde que o aluno não tenha nenhuma patologia.
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No caso de pessoas com problemas de coluna, recomendamos um atestado médico para a pratica, pois o aluno não pode praticar o pilates durante a fase de recuperação e tratamento de uma lesão.
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Porém, chamo sua atenção para um detalhe muito importante, devido a procura grandiosa do método, houve um aumento absurdo de pessoas que somente fazem um curso aos finais de semana e já saem dando aula.
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Tome cuidado com os profissionais, procure saber de suas habilitações e experiências.
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Joseph Pilates o criador do método, dizia : “Um velho com uma coluna rígida é um velho… Um velho com uma coluna móvel é um jovem!
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Portanto, eu como educadora física e apaixonada por Pilates recomendo , mude de vez a sua vida, pratique pilates e melhore sua qualidade de vida.
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Fonte: Profª. Beatriz Kimura (Yoga) – CREF: 052978-G/SP (contato: beatrizkimura@hotmail.com)
Profª. Renata Campeã (Pilates) – CREF : 064806-G/SP (contato: www.renatacampea.com.br)
Por: Jornalismo Nós Mulheres.