Existe uma coisa que você não pode esquecer quando sai de casa nessa época do ano: a garrafinha de água. Hidrata, refresca e mais do que isso, EMAGRECE. A nutricionista funcional Andrezza Botelho revela em entrevista exclusiva para o Nós Mulheres, porque a bebida é uma grande aliada, confira!

Por que é importante beber água?

A água é fundamental para diversas reações e funções no nosso organismo entre elas: manutenção de temperatura corporal, transporte de substâncias pelo corpo, limpeza dos órgãos, desintoxicação, equilibrar a acidez e alcalinidade, evitar a constipação intestinal.

É verdade que emagrece?

Sim. Muitas vezes temos sede e não fome. Confundimos essa necessidade ao longo do dia fazendo com que aumente o aporte calórico. Sempre dou a dica de beber água toda vez que sentir fome e esperar 15 minutos, caso persista siga as orientações do plano alimentar individualizado já prescrito em consulta.

Qual a quantidade recomendada para se beber água por dia? É diferente para homem e mulher?

A quantidade de água necessária por dia depende das diferenças pessoais, isto é, da constituição física, do sexo, atividade e clima. A quantidade pode variar também para uma mesma pessoa, dependendo das condições em que se encontra ao longo do dia. . O ideal é que a água seja ingerida em pequenos goles ao longo do dia.

É verdade que beber bastante água diminui a celulite?

Sim porque diminui o edema. Existem 4 tipos de celulite e entre elas tem a edematosa que é provocada pelo inchaço. Quando vc bebe bastante água ao longo do dia tende a aumentar a diurese, ou seja, urinar mais, melhorando o aspecto casca de laranja desse tipo de celulite.

Dizem também que melhora a digestão, é isso mesmo?

Quando tomada longe das refeições sim. Preconizo em consultório 1 hora após as Grandes refeições para manter íntegro o suco gástrico tão importante para a digestão protéica.

Fonte: Dra. Andrezza Botelho – Nutricionista Funcional – Proprietária da clinica Andrezza Botelho Nutrição Inteligente.