Traição virtual: Descubra se seu parceiro é infiel nas redes

Manter um relacionamento estável e duradouro nos dias atuais tem sido uma dificuldade para muitos casais, já que além dos problemas costumeiros, a internet tem sido motivo para muitos rompimentos.

A traição antigamente era sinônimo de encontro às escuras, flerte sigiloso, saidinha em segredo com outras pessoas fora do relacionamento, porém hoje ela vai muito além disso, quebrando as fronteiras do real e do digital, virando um vilão entre os casais e um ato comum na internet.

Como a traição virtual é cada vez mais frequente, esse tema não tem sido mais tabu entre os casais que procuram se informar sobre o assunto para não vivenciarem este drama.

Traição virtual: Descubra se seu parceiro é infiel nas redes

Mas antes de sabermos como evitar a traição virtual e identificar se seu relacionamento está sofrendo deste problema, devemos primeiramente saber: traição virtual é realmente uma traição?

Depende de indivíduo para indivíduo, a traição só se configura traição quando em um relacionamento existe um acordo mútuo e isso independentemente das circunstancias é quebrado. Muitas pessoas acreditam que a traição só é consumada quando há contato físico, outras acreditam que qualquer tipo de vínculo afetivo estabelecido com um outro que não faça parte do relacionamento real também seja traição. Portanto, não há uma fórmula para dizer se a traição virtual é traição ou não, pois ela só se configura de tal forma a partir das convicções, características e acordos que cada casal possui.” explica a psicóloga Diana Huh.

Quando pesquisamos sobre traição virtual na internet, podemos notar a grande quantidade de pessoas que postam anonimamente em sites de relacionamentos, anúncios com propostas para traírem na vida real.

Traição virtual: Descubra se seu parceiro é infiel nas redes

Aquilo que inicialmente poderia apenas ficar pela internet com trocas de mensagens e fotos, pode ir muito além e tornar-se real, prejudicando a relação ainda mais.

Porém, muitas mulheres não entendem por que os homens traem tanto no mundo digital “Os homens traem mais por razões sexuais do que realmente por razões emocionais e afetivas. A traição masculina não está necessariamente ligada ao amor, e sim na necessidade de firmar seu poder masculino.

De forma geral, os homens traem pela curiosidade do novo, pela necessidade de uma nova conquista e pela busca da satisfação sexual. Nem sempre é sabido que os homens traem porque estão insatisfeitos com a relação, muito pelo contrário, até possuem uma relação estável e de amor com a parceira, entretanto a possibilidade de firmar sua autoestima em novas conquistas é o gatilho certo para a procura de novas relações extraconjugais.” comenta Diana.

O que antes era feito às escondidas em lugares estrategicamente pensados para que o parceiro não notasse, hoje é feito através da internet com alguns clicks

Traição virtual: Descubra se seu parceiro é infiel nas redes
Houve um aumento significativo na procura em sites de relacionamento por indivíduos que queiram conhecer ou partilhar os mesmos desejos sexuais e fantasias. Atualmente, os homens têm se beneficiado nos sites de relacionamento, porque a internet cria a possibilidade ao desejo e as formas de saciá-las sem precisar sair de casa e sem a necessidade de identificação.

É um espaço criativo, um campo da fantasia, onde a ampliação da sexualidade é possível, sem compromisso e sem investimento no outro.” relata a psicóloga.

Essa atitude que muitas pessoas não esperam porém enfrentam sem ao menos imaginar, pode ser decorrente de diversos motivos que se tornam motivos para o parceiro virar infiel

A traição pode ocorrer por motivos diversos devido a real necessidade de cada um. Pode-se inferir que as traições ocorram devido a insatisfação no relacionamento, busca de novas emoções e sensações, falta de compromisso, fuga por medos inconscientes do relacionamento ou a necessidade de se autoafirmar devido a sua própria baixa autooestima.” alerta ela.

Para evitar que essa situação ocorra dentro da sua relação a especialista Diana, dá o recado “É possível observar qual é a relação que o (a) companheiro (a) tem com a internet. Muitas pessoas quando iniciam a traição digital passa horas e horas investindo seu tempo nas redes sociais e sites de relacionamento.

É importante observar se o companheiro sente mais necessidade e prazer na internet do que no seu próprio relacionamento real e a dois, caso haja a desconfiança o primeiro passo é conversar e tentar encontrar o que de fato será melhor para o casal.”

Traição virtual: Descubra se seu parceiro é infiel nas redes

Aquilo que pode levar ao rompimento, pode ser evitado através de comportamentos que tomamos dentro da relação, como por exemplo: a conversa. Ela é um fator importante pois, através dela podemos esclarecer, entender e melhorar nossa posição em diversos aspectos que futuramente poderiam resultar em uma traição virtual “É difícil criar fórmulas para que não haja a traição, porém é importante discutir com o parceiro o que pode e o que não pode na relação.

Todo casal deve primeiramente se comunicar para que haja sintonia no relacionamento, e é a partir do momento em que o casal delimita seu próprio limite ao outro, o relacionamento pode ser mais estável e as traições podem ser evitadas. Ou seja, o diálogo é o ponto inicial para um relacionamento saudável e sem surpresas de infidelidade.” finaliza a psicóloga.

É necessário estarmos atentas à algum comportamento estranho que nosso amor pode estar tendo, porém também é importante preservarmos sempre a confiança e o diálogo na relação, para que o bem-estar de ambos esteja sempre presente e junto à ele o amor, para que ele se torne cada vez mais recíproco, não havendo motivos para buscar em um outro alguém aquilo que pode estar faltando entre o casal.

Por: Jornalismo Nós Mulheres.
Fonte: Psicóloga Diana Huh – CRP: 06/103010