Tendências da moda verão direto do fashion Rio.

Enquanto o xadrez foi à estampa-vedete da temporada inverno 2011, as listras vêm com tudo para a primavera-verão 2011/2012.

Se quiser investir em uma estampa, com certeza tem de ser essa. As listras da temporada têm diversas larguras, das mais finas às grossonas, e aparecem tanto em roupas quanto em acessórios.

Dê preferência às horizontais, como ditou a Prada, mas cuidado se estiver acima do peso, pois esse padrão dá a sensação de aumentar a silhueta. Elas podem e devem ser de cores contrastantes, fortes, que são as mais da estação, seguindo outra tendência: o color blocking, ou os blocos de cores.

Algumas das tendências da moda primavera-verão 2011/2012 serão:

Color blocking
Estamos de volta aos anos 1980. O color blocking, nome dado à mistura de cores fortes, em peças lisas, em um mesmo look, é a grande aposta para a próxima temporada quente. Mas nada de colocar preto ou branco para “quebrar” o look colorido: a ideia é que as cores se choquem mesmo.

Vale misturar verde com laranja, vermelho com rosa ou amarelo com azul, por exemplo. A tendência também chega aos acessórios, como bolsas e sapatos.

Assimetria

Mais do que comprimentos mídis, o antigo longuete, no meio da canela, e do que os longos, a estação será dos assimétricos. Muitas marcas fizeram vestidos e saias mais longos na parte de trás do que na da frente.

Essa é uma forma mais democrática de se usar peças mais compridas, já que as baixinhas têm mais dificuldade de harmonizá-las.

Geométricos

Além das listras, os geométricos são outra grande aposta para as estampas do verão 2012. A figura-chave é o triângulo, que aparece em todas as variações: isósceles, escaleno e, sobretudo, o equilátero, com todos os lados iguais.

A forma triangular também compõe detalhes nas roupas, em decotes e golas, por exemplo.  A  geometria está presente, ainda, nas modelagens retas das roupas.

Jeans

O durável material, que todo mundo tem no guarda-roupa, é uma das tendências fortes para a próxima estação. Diferentemente de temporadas anteriores, em que havia uma predileção por certa cor ou lavagem, nesta a ideia é usar diferentes tons num mesmo look, dos mais claros aos mais naturais.

Há uma renovação na silhueta: além de calças, shorts, bermudas e jaquetas, o jeans está também em bodies e batinhas, por exemplo.

Plissados

A estrutura das saias colegiais chega forte nesta temporada, não só em saias, mas também em calças, blusas e vestidos.

Há, ainda, uma mistura de diferentes plissados, dos mais estreitos aos mais larguinhos, num mesmo look. O resultado são visuais sofisticados para o verão 2012.

Rendas e crochês

As texturas artesanais vieram fortes no inverno 2011 e vão continuar em alta na temporada de calor.

No verão, rendas, crochês e macramês têm pontos mais abertos e visíveis que na estação fria, mas ainda assim deixam os looks mais femininos e delicados. Vale também apostar em tricôs bem levinhos.

Náutico

O estilo marinheiro, sempre presente nas estações quentes, vem ainda mais forte para o 2011/2012.

A tendência vai muito além das listras azuis, vermelhas e brancas: cordas compõem cintos e amarrações nas roupas e também aparecem em calçados, nas amarras ou nos saltos anabela.

O short de marinheiro, com a barra dobrada, também é uma aposta, assim como os blazers brancos.

Alfaiataria

Para os dias de verão em que bate aquele ventinho, a peça “tem-de-ter” da temporada é o blazer de alfaiataria. Nada de casaquinhos ou jaquetas; o blazer é a bola da vez.

Ele vem mais compridinho do que no verão 2011, mas as mangas continuam ajustadas. Camisas, de diversos tecidos, principalmente dos bem levinhos e transparentes, também são indispensáveis nesta estação, assim como os shorts de alfaiataria.

Cobra

A onça e os outros felinos ficaram no inverno 2011. O bicho do verão 2012 é a cobra, que aparece em detalhes e também em peças inteiras.

Vale investir em pelo menos uma peça com essa estampa: não importa se o modelo é píton ou jararaca, o que importa é exibir o réptil rastejante por aí. Há opções das mais discretas, em cores neutras, às coloridas.

Fonte: Ig moda.