Atenção donas de casa! Vocês sabiam que boa parte das atividades domésticas podem causar sérios danos para sua coluna? O trabalho em casa nunca acaba, pois a roupa limpa ficará suja novamente, assim como os pratos, as camas ficarão desarrumadas e o estoque de alimentos vai diminuir. Essas atividades são contínuas e sempre vai ser necessário refazê-las. Por isso, a importância de aprender a maneira correta de executá-las.

De acordo com o quiropraxista Jason Gilbert, cerca de 60% das pacientes de quiropraxia são mulheres. “Atualmente a mulher faz de tudo um pouco. O esforço no trabalho, carregar criança no colo, cuidar da casa e o stress podem provocar problemas graves à coluna”, afirma o especialista. Veja abaixo algumas dicas que o especialista deixa para as mulheres que estão habituadas aos trabalhos domésticos diariamente:

Passar roupa
– Ajuste a tábua de passar em uma altura que você não precise ficar com a cabeça muito abaixada;
– Mantenha o peso do seu corpo igualmente distribuído nas duas pernas;
– Não passe todas as roupas de uma vez só;
– Se tiver dor ou problema na coluna lombar, coloque uma lista telefônica ou um bloco de madeira embaixo de um pé, deixando o joelho levemente flexionado.

Lavar roupas ou louça
– Se houver um armário embaixo da pia, você pode abrir a porta e colocar um pé na prateleira inferior;
– Se não houver armário, use uma lista telefônica ou um banquinho para apoiar o pé, pois terá o mesmo efeito;
– Se for possível, alterne a atividade com outra pessoa da casa para não forçar todos os dias.

Varrer ou usar aspiradores de pó
– Alterne entre os dois lados. Varra 5 minutos com a vassoura apoiando do lado esquerdo e depois 5 com o lado direito;
– Mantenha-se o mais reto possível;
– Deixe os ombros baixos e não elevados;
– Varie entre movimentos para frente e para trás;
– Utilize um aspirador que tenha uma mangueira longa;
– Com um aspirador vertical você irá dobrar menos a coluna.

Compras no supermercado
– Ao invés de uma cesta, utilize um carrinho;
– Não sobrecarregue o carrinho, pois será difícil empurrar;
– Prefira as embalagens menores e mais leves para carregá-las com mais facilidade;
– Se escolher um produto que esteja em uma prateleira próximo ao chão, agache, dobre os joelhos e levante com o peso do produto em seu peito;
– Se você estiver sentindo algum incômodo ou problemas de coluna leve alguém para ajudá-la.

O especialista também deixa algumas dicas na hora de carregar peso ou agachar:
– Quando pegar algum objeto no chão, nunca dobre a cintura. Agache flexionando as pernas e quadris e mantenha a coluna o mais vertical possível;
– Se puder, coloque o objeto pesado entre seus pés, que devem estar separados à mesma distância existente nos

quadris;
– Segure a carga o mais perto do seu corpo possível;
– Respire profundamente contraindo os músculos abdominais ao mesmo tempo que levanta o objeto;
– Deixe os cotovelos encostados no tronco;
– Levante-se utilizando os músculos das pernas e dos glúteos;
– Nunca se vire enquanto estiver subindo;
– Não carregue o peso com uma mão se puder fazer com as duas.

Serviço:
(11) 3845-4115 / www.qjg.com.br
Mais Informações
Nathalia Fernandes
Rojas Comunicação
(11) 3675-4940/ 3873-6261 / 9679-3102
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Fonte: http://www.vidasaudeebeleza.com.br