Saiba mais sobre o ciclo menstrualA maioria das mulheres passa todo o mês por aquele período terrível chamado TPM (Tensão pré-menstrual). E esse não é o único problema gerado pelo ciclo menstrual.

Problemas como retenção de líquido, prisão de ventre, sensibilidade nos seios e cansaço também fazem parte de uma fase do ciclo menstrual.

Mas para conhecer os motivos e saber amenizar esses sintomas nada bons é preciso conhecer nosso corpo, e mais do que isso, saber como funciona o ciclo menstrual. Você conhece o funcionamento?

Muitas mulheres ainda têm dúvidas ou nem entendem o funcionamento, então separamos uma explicação completa do modo de funcionamento do nosso corpo ao longo do ciclo menstrual. Confira:

Saiba mais sobre o ciclo menstrual

  1. Fase preparatória para o período fértil:

Este período tem inicio após o término da menstruação, e é quando nosso óvulo começa a se desenvolver. Nesta fase ocorre o aumento da libido e da lubrificação vaginal, pois é neste momento que o nosso hormônio estradiol entra em cena em maior quantidade.

Sem incômodos ou outros pontos negativos, esse é com certeza a nossa melhor fase.

  1. Fase da ovulação (ou fase do período fértil):

Esta fase ocorre quando o óvulo já desenvolvido é liberado pelo ovário, é a fase do período fértil da mulher, que geralmente ocorre no meio do ciclo, entre uma menstruação e outra, e dura em torno de dois dias.

Mas como o espermatozóide vive por até cinco dias e o óvulo por três, o período fértil começa cinco dias antes da ovulação e vai até três dias depois.
Neste período algumas mulheres podem sentir dor na região pélvica, próxima a bexiga, que ocorre por conta da liberação do óvulo.

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  1. Fase do período pós-ovulação:

Ocorre geralmente na terceira semana do ciclo menstrual, e é agora que começa a produção do progesterona, hormônio responsável pela manutenção da gravidez.

Nessa etapa que então sentimos aquele cansaço maior, aquela sensibilidade na região dos seios, retenção de líquidos e normalmente prisão de ventre.

A melhor forma de amenizar e talvez até evitar alguns desses sintomas é praticando exercícios físicos regularmente e mantendo uma dieta saudável. E claro, tomando sempre muito liquido.

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     4. Fase do período pré-menstrual:

A última semana antes da menstruação é caracterizada pelo aumento máximo do hormônio progesterona que nos traz a incomoda TPM (Tensão pré-menstrual).

E então temos, além dos sintomas da fase anterior, a instabilidade emocional.

Nesta etapa então devemos reforçar uma alimentação saudável, evitar cafeína ou líquidos gasosos, tomar muita água e praticar exercícios.

  1. Fase da menstruação:

Nessa fase termina o ciclo menstrual e nosso corpo começa a se preparar para o próximo. Durando de dois a sete dias, é nessa fase que sentimos cólica. Se este for o seu caso, vale procurar um médico, ele te receitará o melhor remédio para o seu caso.