Saiba escolher os óculos de sol certos para evitar doenças oculares

É comum notarmos que no calor os óculos de sol são colocados à venda por toda a parte, com custos baixíssimos.
.
Porém, o barato pode acabar tornando-se caro diante a sua saúde. Ficar atenta na hora da compra dos seus óculos de sol é essencial, já que a proteção solar que a pupila necessita é fundamental para que os raios solares não afetem a visão.
.
Os óculos que normalmente são vendidos a preços pequenos não correspondem a esta necessidade e cautela exigida pela nossa saúde, por muitas vezes proporcionando pouca ou nenhuma proteção contra os raios que danificam os olhos.
.
Doenças como: catarata, lesões na retina, conjuntivite, fotofobia, pterígio, entre outras são consequências dos óculos vendidos ilegalmente.
.
.
Se você optar por comprar óculos de sol pela internet, verifique antes a opinião daqueles que já possuem ou já compraram produtos nesta determinada loja. Assim você estará informada se a compra é realmente certa.
.
Todo cuidado é pouco na compra dos óculos de sol, lembrando que além da estética eles também são importantíssimos para a saúde, até mesmo em dias nublados.
.
Portanto, ao comprar um óculos de sol, não adquira-o apenas pela estética que ele proporcionará ao seu rosto, mas sim pela qualidade e proteção que ele trará aos seus olhos.
.
Outro detalhe que devemos checar para garantir a proteção ocular é verificar se o óculos possui selo da Abióptica (Associação Brasileira de Indústria Óptica).

Saiba escolher os óculos de sol certos para evitar doenças oculares

Esta cautela é de extrema importância, pois o papel que o óculos de sol deve ter em relação à saúde ocular deve ser feito.
.
Para isto devemos escolher produtos de qualidade, evitando comprar apenas pela marca que ele representa, observando se há realmente proteção contra os raios ultravioletas, aqueles que se não apreendidos pelo óculos, para que não chegue até o globo ocular.
.
Desta forma, após sabermos que a qualidade da lente é absolutamente fundamental para que os olhos estejam sempre protegidos dos raios solares, saiba como escolher a cor certa das lentes para cada necessidade diária:

.
Cinza – São usadas para várias atividades, fazendo com que o usuário sinta-se à vontade e confortável.
Âmbar e castanho – São indicadas para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade.
.
Verde – As lentes verdes filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, período em que começamos a perder a visão de contraste.
.
Púrpura – São a melhor opção para quem pratica esqui ou caça, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde.
.
Amarela – As lentes amarelas bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.

Saiba escolher os óculos de sol certos para evitar doenças oculares

Verifique também outros fatores que demonstram a qualidade dos óculos de sol:

.
Material das lentes – Há vários tipos de materiais de lente. O CR-39 é um plástico feito de resina rígida que satisfaz os padrões de qualidade óptica.
.
O policarbonato é um material plástico sintético que tem grande resistência e é muito leve. Essas lentes tendem a ser mais leves e mais resistentes a impacto. As lentes de vidro são mais pesadas, mas são muito mais resistentes a riscos.

.
Qualidade das lentes – As lentes de policarbonato e vidro de qualidade óptica são livres de distorções, como manchas ou ondas, e têm as cores distribuídas uniformemente através de cada lente.
.
Eis um modo fácil de dizer se as lentes em um par de óculos de sol são de boa qualidade. Encontre uma superfície com linhas repetitivas, como um piso cerâmico. Mantenha os óculos de sol a uma curta distância de sua face e cubra um olho.
.
Olhe através de uma das lentes para as linhas enquanto movimenta os óculos de sol lentamente da esquerda para a direita e para cima e para baixo. As linhas devem permanecer retas conforme você as observa.
.
Se elas balançarem ou estremecerem de alguma forma, então as lentes não são de qualidade ótica e distorcerão sua visão. A distorção é extremamente comum em óculos de sol baratos.

Escurecimento da lente – Para a maioria dos objetivos, como ir para a praia ou dirigir, procure uma tonalidade que absorve ou bloqueie 70 a 90 % da luz.
.

Coberturas ou características especiais – Coberturas anti reflexivas, à prova d’água, espelhadas ou resistentes a riscos aumentam a funcionalidade dos óculos de sol.

Design da armação e lente – Armações envolventes, lentes grandes e anexos siderais especiais podem manter longe dos seus olhos esta luz extra.

Material da armação – Os melhores óculos de sol normalmente têm recursos como molas tensoras que conectam as hastes à face em vez de apenas parafusos.

.
Fonte: Sites HSW e Banco de saúde.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.