Saiba como ter carisma no trabalho

O carisma atualmente é visto pelas empresas como uma das qualidades básicas que um funcionário deve ter, portanto é fundamental sabermos exercitar e conquistar o carisma profissional.

Através desta qualidade é possível além de aumentar o rendimento dentro da empresa, também conquistar alguns crescimentos na carreira “Aprimorar a imagem profissional pode trazer ganhos incalculáveis.” explica o Coaching de carreira Lácio Silva da empresa Atenas Coaching.

Saber administrar o carisma é possível “A ajuda de programas educacionais, treinamentos específicos e dinâmicas em grupo ou individuais são imprescindíveis neste processo de crescimento e evolução profissional.” acrescenta o especialista.

Para entender um pouco mais sobre como exercitar e conquistar carisma profissional, veja algumas dicas abaixo do nosso colunista:

Saiba como ter carisma no trabalho

 

Mantenha o bom convívio na empresa:

Há diversas maneiras de se conquistar admiração dos colegas de trabalho como ter naturalidade, humildade e transparência.

O bom humor e a comunicação clara são também ingredientes fundamentais para sermos bem vistos pelos colegas e fazermos efetivamente parte do grupo.

Além disso, a disponibilidade para ajudar ao próximo é uma competência exigida pelas empresas e pelos demais profissionais.

Faça apenas perguntas com qualidade:

 

Fazer perguntas inteligentes demonstra interesse e vontade de realizar um bom trabalho.

As perguntas impertinentes, repetitivas ou fora de contexto podem incomodar e aborrecer o chefe, pois demonstram incapacidade, falta de conhecimento ou falta de atenção.

A falta de perguntas ou um questionamento deficiente pode ser também uma grande arma contra o funcionário. O não questionamento dá uma impressão de independência e autossuficiência.

Saiba como ter carisma no trabalho

Saiba lidar com o chefe:

 

Para manter uma boa relação com o chefe, deve-se ter em mente que ele também está sendo cobrado pelos resultados. Assim, o empenho, a dedicação e a responsabilidade sobre o trabalho realizado são princípios fundamentais para garantir um bom relacionamento.

Evite o mau-humor no trabalho:

 

É importante abandonarmos manifestações de arrogância, baixo astral, fofocas, agressividade ou egoísmo no ambiente de trabalho.

Isolar-se dos colegas ou proteger-se daqueles que supostamente estejam querendo “puxar o seu tapete” também não são atitudes indicadas.

 

Vá além do carisma:

 

O carisma é essencial, porém outros conhecimentos também são prezados, como a formação acadêmica, pós-graduações em áreas específicas e o domínio de pelo menos uma língua estrangeira.

Não foque apenas no carisma, deixando de lado outras qualidades que são importantes para a empresa. Busque ser uma profissional equilibrada, sabendo trabalhar com o seu potencial pessoal e os seus conhecimentos adicionais.

Fonte: Lácio Silva – Coaching de carreira na empresa Atenas.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.