Saiba como reagir após uma demissão

A demissão pode surgir por inúmeros motivos e pode nos pegar desprevenidas.
.
Porém, como todo tipo de problema, a demissão tem seus lados bons que se enxergados, farão a diferença que faltava para você completar a sua vida profissional.
.
Diversas pessoas analisam a demissão como um fracasso ou um erro cometido, buscando atribuir uma resposta para aquela demissão ou culpando-se pelo o ocorrido.
.
Mas, atitudes como estas podem ser vistas como um problema ainda maior, já que ficar parada e se entristecer com o fato não lhe trará oportunidades melhores do que a anteriormente conquistada.
.
Ao invés de acomodar-se no desanimo e na baixa autoestima, procure observar a demissão como um lembrete, um alerta ou uma oportunidade para colocar em prática a evolução da sua carreira, através de investimentos nos estudos ou organização e planejamento das metas.

Saiba como reagir após uma demissão
Por exemplo, ao contrário de ficarmos em casa lamentando o desemprego, que tal visualizar esse tempo livre como um momento oportuno para aprimorar os conhecimentos?
.
Estudar é sempre bom, não só no período da demissão ou na adolescência, mas para que o aprendizado, a experiência esteja em constante andamento.
.
Pesquise cursos de aprimoramento e tenha um avanço na sua área, ganhando novos conhecimentos não servirão apenas como acréscimos ao currículo, mas também para a sua vida.
.
Profissionais que valorizam e buscam ampliar o conhecimento tem colocação acima dos demais, que apenas se contentam com a faculdade e o ensino básico adquirido na infância e na adolescência.

Saiba como reagir após uma demissão

Outro ponto positivo da demissão é a liberdade que temos para analisar o estado em que se encontra a carreira.
.
Aproveite a folga das obrigações, para estudar melhor e planejar os seus objetivos e metas. Desta forma, você ficará muito mais focada e motivada a buscar aquilo que deseja.
.
É importante também ressaltar alguns cuidados que devemos ter com o dinheiro. Afinal, os gastos anteriores passam a tomar proporção ainda maior pela falta da renda mensal.
.
Anote cada gasto e veja o que pode ser eliminado para que, nos meses seguintes até que um novo emprego seja conquistado, você não fique no vermelho. Uma boa alternativa para isto é começando desde já a montar o seu fundo de emergência, em que você terá um dinheiro reserva para situações como esta em que o fluxo de dinheiro é imprevisível.

Saiba como reagir após uma demissão
O profissional requisitado pelas empresas é aquele que sabe o seu potencial, logo, sabe administrar todos os ângulos da vida, incluindo a autoestima. Portanto, não se deixe levar pelos pensamentos negativos ou desanimo. Veja essa fase como uma ótima chance de renovar a sua autoestima, valorizando-se e pensando nos motivos pelo qual a última empresa decidiu lhe contratar.
.
Um profissional bem colocado no mercado de trabalho é aquele que não se deixa enfraquecer em momentos difíceis, fazendo destas ocasiões oportunidades para as melhorias.

Saiba como reagir após uma demissão
Então, tente se distrair com os amigos, chame-os para conversar, cuide-se. Aposte também no seu marketing pessoal, buscando novas formas de fortalecer o seu desempenho.
.
Feito isso, está na hora de atualizar o seu maior cartão de visita profissional, o seu currículo.
.
Busque informações na internet para saber o que ainda prevalece e o que não faz parte de um bom currículo, no quesito formatação.
.
Invista no seu currículo atribuindo apenas os detalhes mais relevantes e retirando excessos que acabam cansando os recrutadores.
.
Com um bom currículo em mãos podemos nos abrir para novos caminhos, em busca de novas vagas.
.
Não só depois da demissão, mas também durante a sua vida profissional, tente manter uma boa agenda de network, aqueles contatos que fazem parte da sua área e que podem lhe agregar algum conhecimento ou oportunidade.

Saiba como reagir após uma demissão
Participe de entrevistas e se caso alguma não der certo, não desista!
.
Existem muitos motivos para que um candidato seja dispensado e um deles pode ser por que a vaga poderia não preencher a experiência profissional que você almeja.
.
Mantenha o controle da sua profissão mantendo a calma em cada passo a ser dado, observando esta etapa como um nível importante para a evolução da sua carreira.
.
Fortaleça sua autoestima, invista no seu desenvolvimento profissional constantemente, faça contatos, mantenha sempre atualizado o seu currículo e tenha foco, para que a demissão torne-se algo bom na sua trajetória.

.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.