Saiba como fazer uma brinquedoteca em casa para seus filhos

Ter um espaço adequado e organizado para que as crianças possam se divertir sem muitas preocupações é o desejo de muitas mães que convivem com brinquedos espalhados pela casa e pouco espaço para o desenvolvimento de seus filhos.

Esse sonho materno é possível de ser realizado se na casa houver um espaço a mais ou um cantinho que possa ser exclusivo para o lazer das crianças.

Geralmente este espaço é encontrado em hospitais, shoppings e outros lugares que possam abrigar toda a energia infantil com brinquedos e segurança.

Saiba como fazer uma brinquedoteca em casa para seus filhos
Porém, a chamada “Brinquedoteca” hoje em dia não se limita apenas a estes lugares, sendo encontrada atualmente em lares com um cantinho para as brincadeiras da garotada.

Mas, para que este espaço seja incluído na sua casa, algumas precauções e dicas de decoração podem auxiliar na segurança dos pequenos e no bem-estar.

Confira a seguir algumas dicas para você criar uma brinquedoteca para seus filhos se divertirem com conforto e sem problemas. Veja só:

Escolhendo o espaço ideal

Saiba como fazer uma brinquedoteca em casa para seus filhos

Para acomodar as crianças e os respectivos brinquedos é necessário que saibamos escolher o local correto.

Para isto, analise o espaço que a sua casa possui e veja um local em que você pode acrescentar uma decoração diferenciada, que não vá atrapalhar o restante dos cômodos e que ofereça comodidade para receber todos os brinquedos.

Prefira um local em que seja acessível a todos da casa, para que as crianças possam ser visualizadas com facilidade.

Ao lado da sala ou do quarto, por exemplo, é uma ótima opção já que ficam distantes da cozinha, onde o índice de perigo é maior, e banheiro.

[divider]

Hora de decorar

Saiba como fazer uma brinquedoteca em casa para seus filhos

Após escolher o local ideal, a decoração entra em cena e com ela uma cartela enorme de opções.

Planeje antecipadamente a decoração com o seu filho(a), perguntando a ele(a) a cor preferida e o personagem favorito.

Assim, o cantinho de brincadeiras terá mais a cara dele(a) e a aceitação pelo espaço será muito maior se comparado a um local em que a decoração é totalmente sofisticada e nada adequada ao universo infantil.

Outra forma de decoração pode ser feita através da escolha das cores mais utilizadas para este lugar. Cores neutras são muito bem vindas, assim como papéis de parede.

Tente depositar neste lugar coisas neutras que transpirem luminosidade e um toque infantil.

Para esta decoração, prateleiras, cortinas desenhadas, baú para guardar brinquedos, entre outros objetos além de enfeitar também auxiliam na organização.

[divider]

Acomodando os brinquedos

Saiba como fazer uma brinquedoteca em casa para seus filhos

Antes de estrear o espaço, certifique-se se a limpeza e o estado de uso dos brinquedos são ainda utilizáveis.

Nesta hora é recomendável que os pais deem uma boa checada nos brinquedos para analisar se há peças soltas que possam ser engolidas pelas crianças ou sujeiras que facilitam o surgimento de alergias e outras doenças.

Feito isto, distribua os brinquedos sem se preocupar demasiadamente com a organização, pois logo as crianças irão usufruir do espaço sem muita organização.

Uma dica é encher as prateleiras com os ursinhos e bonecos que as crianças gostariam de exibir.

Reviva seu tempo de crianças e brinque com a decoração, optando pelo lazer e divertimento do seu baixinho(a).

[divider]

Segurança em dia

Saiba como fazer uma brinquedoteca em casa para seus filhos
Evitar acidentes domésticos é o lema de quem quer proteger as crianças de queimaduras, arranhões ou quedas.

Portanto, colocar protetores nas tomadas, tapete emborrachado no chão para que elas não escorreguem, instalar janelas amplas pelo local para facilitar a ventilação, optar por móveis que não sejam pontiagudos ou esconder tesouras e outros objetos que possam ferir o seu filho(a) são formas de prezar pela criança durante o seu momento de lazer.

Fique sempre atenta com os itens que são distribuídos pela brinquedoteca, visando a segurança do seu filho. Veja mais sobre casa segura para crianças, clicando AQUI.