Saiba como evitar o estresse no trabalho

Sentir que as horas jamais irão passar, estresse, ansiedade podem ser sinais de que você precisa relaxar antes de praticar as atividades rotineiras do trabalho.
.
Podemos perder chances de um bom desempenho ou até mesmo causar a desorganização de tarefas quando estamos estressadas ou pressionadas sob nossos afazeres.
.
Distrair-se, passar alguns minutinhos longe dos compromissos ou meditar pode ajudar à quebrar a tensão na correria do dia-a-dia.
.
Este típico estresse cotidiano vem afetando milhares de mulheres que passam à encarar o trabalho como uma obrigação e não como um meio de evoluir profissionalmente e pessoalmente.
.
Quando chega esta fase em que qualquer atividade irrita ou a vontade de ir embora cada vez mais aumenta é necessário refletirmos sob as possíveis formas de trazer a harmonia interior e o profissionalismo de volta, unido ao bem-estar pessoal ao executar as tarefas exigidas.
.
Reunimos algumas formas simples que podem ser praticadas diariamente, para que o seu dia-a-dia seja encarado com mais leveza e praticidade, aumentando o seu nível de relaxamento e desempenho profissional:

Saiba como evitar o estresse no trabalho

1. Pausa para a melhoria: A pressão, exigência e horários curtos estão lhe estressando? Que tal dar uma pausa no que estiver fazendo por alguns minutos para olhar ao seu redor, olhar a paisagem, tomar um pouco de sol ou meditar?

.
Desta forma, a cabeça passa a compreender melhor a situação e muitas vezes podemos tomar decisões mais cabíveis após a pausa, do que quando estamos sob pressão.

Saiba como evitar o estresse no trabalho

2. Bate-papo: O estresse é algo comum entre os profissionais que lidam com prazos e muitas tarefas todos os dias, porém, este sintoma pode ser eliminado se visto sob outros ângulos, os mais tranquilos possíveis. Para isto, converse com o seu colega de trabalho, mesmo que sobre a tarefa à ser executada ou sobre o capítulo da sua novela preferida.

.
A conversa além de ser também um momento de pausa, pode ajudar a distrair a mente ou simplesmente ajuda na diluição dos pensamentos. Assim, nos desligamos ou reforçamos nossa mente com outros temas, outras histórias e ao voltarmos à rotina veremos o quanto é simples focarmos nas soluções e na organização.

Saiba como evitar o estresse no trabalho

3. Organização: Procure pelo menos uma vez por semana organizar as suas tarefas. Muitas pessoas afirmam que anotar pode auxiliar   quem não tem tempo ou esquece algumas tarefas ao longo do dia.

.
Anote ou organize os papéis, horários, mesa, ou seja, todo e qualquer tipo de envolvimento profissional que você tenha que lidar. Assim as tarefas irão se diluir mais facilmente e o seu dia será mais fácil de ser executado.

Saiba como evitar o estresse no trabalho

4. Ouça música: Se o clima não está tão bom assim, por que não ligar um rádio e fazer as suas tarefas com mais descontração? Se o ambiente profissional permite, ligue o rádio em uma altura média para que você não atrapalhe os demais colegas de trabalho.
Saiba como evitar o estresse no trabalho


5. Pratique exercícios:
Ficar com dores musculares pode ser comum para as pessoas que passam boa parte do dia sentadas ou em pé. Para evitar este tipo de problema, procure sempre fazer atividades físicas antes ou durante o trabalho.

.
Como? Faça alongamentos, no horário do almoço caminhe a pé até o restaurante, prefira subir escadas do que pegar o elevador. Além de se exercitar evitando as dores, você também garante uma boa forma e mais disposição para trabalhar.

Saiba como evitar o estresse no trabalho

6. Solução para o problema: Se você está enfrentando um problema no qual vem te preocupando, procure ajuda profissional. Geralmente os problemas que abordam temas sobre o trabalho devem ser conversados e solucionados junto ao seu chefe.

.
Porém se o problema está em lidar com as pessoas que você convive no trabalho, busque soluções para isso conversando com estas pessoas e mostrando que o ambiente necessita de uma equipe que trabalhe em conjunto.

.
Fonte: Revista Forbes.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.