Durante os dias pascoais acontece o tradicional almoço em que familiares e amigos se reúnem para confraternizar a ressureição de cristo.
Os peixes são considerados alimentos essenciais nas refeições pascoais, pois, estão segundo os cristãos ligados às aparições de Jesus ao decorrer de sua história santa.
O costume de evitar o consumo de carnes nesta semana é uma forma de relembrar e respeitar a crucificação de Cristo, segundo o Papa Pio XII, que instituiu este costume em uma sexta-feira da paixão, meados de 1951.
Desde então os peixes viraram alimentos fundamentais nas ceias pascoais, porém a tradição de se consumir bacalhau vem da época dos descobrimentos, nos quais os navios que migravam para as expedições tinham este peixe como o prato principal.
.
A partir daí, a compra do bacalhau virou costume na semana santa que antecede a páscoa.
Porém com tantas pessoas comprando ao mesmo tempo, o mercado muitas vezes pode não te auxiliar na hora de escolher o melhor peixe para sua família.
Como o bacalhau não nada fácil de escolher, o Nós Mulheres preparou algumas dicas para você escolher o melhor e legítimo bacalhau para sua refeição.
Lápis e papel na mão:
– Se sua dificuldade é saber se aquele bacalhau disponível no mercado é o verdadeiro, a dica é analisar bem o peixe antes de compra-lo.
Uma das formas de se reconhecer o bom bacalhau é notar se ele é largo. O bacalhau verdadeiro possui um porte mais largo do que os outros peixes.
.
– Outra forma de saber qual bacalhau comprar, note que o do verdadeiro bacalhau é quase reto, um pouco curvado para dentro e possui cor uniforme.
Se houver manchas brancas na extremidade da cauda é porque não é o legítimo. Além disso, atente se seu bacalhau possui manchas de cores escuras, se houver evite comprar, pois pode ser resquícios de sangue e outros restos do peixe.
.
– Atenção, o bacalhau muito branco não é o verdadeiro.
– Característica fácil de perceber é testando se a pele solta facilmente. Os legítimos tem a pele fácil de descamar.
– Se sua vontade é preservar o bacalhau por muitas horas ou dias, evite expor ao calor e a umidades, pois como ele está acostumado à ser refrigerado entre 2º. a 5º. C em lugar seco pode acabar estragando, perdendo sua durabilidade.
Ou seja, procure deixar o bacalhau congelado até que ele seja usado para consumo.
– Mesmo depois de pronto, se você quiser conservá-lo para outras refeições, congele-o.
Mantendo ele sempre em temperaturas baixas, sua validade pode se estender por mais algumas horas.
Mas, se você ou algum dos seus convidados não gostam deste tipo de peixe, há outras opções no mercado disponíveis para encher sua mesa de tradição e sabor.
Dentre os mais vendidos estão o amarão, pacu, pintado da Amazônia, corvina, arraia e o robalo.
Ficando sempre alerta na hora da compra, sua refeição será muito mais saborosa.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.
Sempre é bom ficar por dentro,e é aprendendo que se sabe se estão nós enganando ou não,obrigado pela dicas.