Durante os dias pascoais acontece o tradicional almoço, no qual a família e amigos se reúnem para confraternizar a ressureição de cristo.

Muitas pessoas aproveitam para se antecipar na compra do prato principal e costumeiro desta data, o bacalhau.

Porém com tantas pessoas comprando ao mesmo tempo, o mercado muitas vezes pode não te dar aquela ajuda na hora de escolher o melhor peixe para sua família.

Como o bacalhau já é um prato típico deste feriado e nada fácil de se escolher, o Nós Mulheres preparou algumas dicas que irá lhe auxiliar à escolher o melhor e legítimo bacalhau para sua refeição.

Lápis e papel na mão:

– Se sua dificuldade é saber se aquele bacalhau disponível no mercado é o verdadeiro, a dica é analisar bem o peixe antes de compra-lo. Uma das formas de se reconhecer o bom bacalhau é notar se ele é largo. O bacalhau verdadeiro possui um porte mais largo do que os outros peixes.

– Outra forma de saber qual bacalhau levar, note que o rabo do verdadeiro bacalhau é quase reto, um pouco curvado para dentro e possui cor uniforme. Se houver manchas brancas na extremidade da cauda é porque não é o bacalhau legítimo.

Além disso, atente se seu bacalhau possui manchas de cores escuras, se houver evite comprar, pois pode ser resquícios de sangue e outros restos do peixe.

– Atenção, o bacalhau muito branco não é o verdadeiro.

– Característica fácil de perceber é testando se a pele solta facilmente. Os legítimos tem a pele fácil de descamar.

– Se sua vontade é preservar o bacalhau por muitas horas ou dias, evite expor ao calor e a umidades, pois como o peixe está acostumado à ser refrigerado entre 2o. a 5o. c em lugar seco pode acabar estragando, perdendo sua durabilidade. Ou seja, procure deixar o bacalhau congelado até que ele seja usado para consumo.
– Mesmo depois de pronto, se você quiser conservar o bacalhau para outras refeições, congele-o. Mantendo ele sempre em temperaturas baixas, sua validade pode se estender por mais algumas horas.
Ficando sempre alerta na hora da compra, sua refeição será muito mais saborosa com o verdadeiro bacalhau. Aproveite a refeição pascoal, trazendo qualidade à sua mesa.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.