Se você é uma das aliadas ou quer saber mais sobre os remédios que emagrecem, atenção! Na última terça-feira, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária- decidiu pela retirada do mercado dos medicamentos inibidores de apetite do tipo anfetamínico e liberou a sibutramina para o tratamento da obesidade, com a imposição de novas restrições.

O femproporex, mazindol e anfepramona terão seus registros cancelados. Nesse caso, fica proibida a produção, o comércio, a manipulação e o uso destes produtos. Esses três medicamentos são do grupo denominado inibidores de apetite do tipo anfetamínico. É alegado que eles podem fazer mal à saúde.

De acordo com as novas normas, para a indicação da prescrição do medicamento, é necessária a assinatura de um termo de esclarecimento, confirmando que o paciente recebeu todas as informações sobre o tratamento. A pessoa só pode comprar os remédios com a apresentação desse documento.

Em contrapartida, o Conselho Federal de Medicina publicou em nota: “Após avaliar a eficiência dessas substâncias, inclusive considerando seus eventuais riscos, o CFM se mantém contrário a sua proibição, o que prejudica médicos e pacientes, e é favorável ao fortalecimento de mecanismos de controle de comercialização e da adoção de ações educativas em larga escala para disciplinar seu uso”.

Enquanto a polêmica não acaba, o jeito é entrar na dieta e fazer muita ginástica!

Por: Natália Marques.