Queda de cabelo pode significar problemas de saúde

Tomar banho ou pentear os cabelos vai muito além de um simples gesto de higiene ou beleza, sendo também um dos momentos importantes para avaliarmos a situação capilar.
.
Os cabelos, assim como as demais partes do corpo, podem demonstrar através da queda se a saúde está enfrentando algum tipo de problema.

Queda de cabelo pode significar problemas de saúde
Portanto a hora do banho pode ser fundamental para analisarmos a saúde dos fios, assim conseguimos saber alguns sinais de que o nosso corpo necessita de maiores cuidados.
.
A queda de cabelo é comum entre a população feminina, porém excede os limites da normalidade quando os fios passam a cair com frequência, até mesmo com um simples cafuné no couro cabeludo.
.
A partir da alteração do folículo piloso acontecem as trocas dos fios, ação natural em que o cabelo transita. Mas, o que preocupa diversas pessoas e especialistas é quanto esta alteração ocorre, sem ter um novo fio em fase de crescimento, abrindo espaço para a calvície.


Notar constantemente acumulação de cabelos que caíram no ralo ou ficaram enrolados na escova, pode ser uma forma de observarmos que devemos procurar auxílio médico, pois algo está acontecendo com a saúde para que a queda ocorra.
.
Diversos fatores causam a queda de cabelo como, por exemplo, a gestação.
.
Durante a gravidez, o hormônio sofre com algumas alterações, enfraquecendo os fios e estimulando a queda deles.
.
Ou quando estamos percorrendo a fase da adolescência, por volta dos 17 anos, a queda de cabelo é comum, por quase os mesmos motivos da gestação, as alterações hormonais.
.
Anticoncepcionais, remédios para emagrecer, diabetes, após uma cirurgia ou doença, entre outros casos levam à queda de cabelo.

Queda de cabelo pode significar problemas de saúde
Porém, a queda de cabelo além de consequente de atitudes da mulher, também pode significar alerta para o início de algumas doenças imperceptíveis, como o câncer, doenças infecciosas, estresse emocional, hemorragias, doenças hereditárias, entre outros problemas de saúde.
.
Para que você não seja pega desprevenida, a dica que o Nós Mulheres deixa é que após notar a queda de cabelo constante, procure um médico para analisar melhor a situação da sua saúde e os motivos que causaram esta queda.
.
Ficar atenta à saúde é ficar atenta aos cabelos, não só quando desejamos mudar o visual, mas também quando cuidamos e analisamos a saúde em que eles se encontram.
.

Fontes: G1 e Mundo das Tribos.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.