Parto normal ou parto cesáreo?

O parto cesáreo ainda é o mais utilizado no Brasil, superando o número de partos normais. 

Mas você sabe todas as diferenças entre eles? Sabe quais as indicações, as vantagens e desvantagens de cada um?

É muito importante conhecer os diferentes tipos de parto para, se no caso você puder optar por algum na hora do nascimento do seu bebê, você consiga optar por aquele que mais te agrade.

Para esclarecer suas dúvidas sobre esse momento lindo para qualquer mãe, abaixo listamos algumas informações importantes sobre o parto normal e o parto cesáreo.

Parto normal ou parto cesáreo?

Parto normal

O parto normal possui inúmeras vantagens, porém é mais indicado para gravidez que não apresente complicações.

Além da recuperação mais rápida (em torno de 2 dias) e menos dolorosa para a mãe, o parto normal também oferece vantagens ao bebê.

Dentre elas o aumento da imunidade quando o aleitamento é feito logo após o nascimento, além de que a compressão do tórax ao passar pelo canal vaginal faz com que o líquido amniótico seja expelido dos pulmões do bebê.

Parto normal ou parto cesáreo?

As desvantagens desse tipo de parto é, principalmente, a dor no períneo, provocado pela pressão.

Algumas vezes o médico precisa fazer um corte na região entre a vagina e o ânus, para que facilite a saída do bebê.

O parto normal possui inúmeras modalidades como o parto na água, o parto natural e o parto de cócoras, mas se você se interessou por esse tipo de parto deve então conversar com o seu médico e ele vai mostrar as opções para o seu tipo de gestação.

Parto normal ou parto cesáreo?

Parto cesáreo

Como se trata de uma cirurgia abdominal para a retirada da criança, esse tipo de parto é mais indicado quando há algum impedimento para a realização do parto normal.

Por isso a vantagem da cesariana é que ela é a opção mais segura no caso de gravidez complicada ou de risco, quando o parto normal já não é mais indicado.

Mas como se trata de um procedimento cirúrgico, possui riscos de infecção ou hemorragia.

Parto normal ou parto cesáreo?

Outra desvantagem é a dor após a cirurgia, e o tempo de recuperação maior do que o tempo do parto normal (em torno de 2 dias a mais), além de a mãe deve esperar em torno de 12 horas para poder alimentar o bebê.

Mas o mais importante é você conhecer a sua gravidez, perguntar ao seu médico qual o parto ideal para as suas condições e juntos decidirem o melhor para você e o seu bebê.

Créditos: IG