Os benefícios das refeições em família

As refeições em família além de reforçar os laços podem garantir diversão aos integrantes que podem conversar no calor dos acontecimentos diários, trocando de experiências e se relacionando com mais afeto e particularidade, situação que hoje em dia é pouco contemplada pelas famílias brasileiras, pela correria do dia-a-dia ou até mesmo por falta da hábito por parte dos líderes da casa.
.
Pensando em resgatar momentos importantes como estes que um grupo de estudiosos resolveram se reunir nos Estados Unidos para lançar um projeto que tem como objetivo trazer essas raízes perdidas nos lares, o projeto chama-se The Family Dinner Project (Projeto do Jantar em Família).
.
Além de ser uma hora gostosa de ser compartilhada com os demais integrantes da família, o jantar também pode ser um momento propício para pais e filhos aprenderem uma porção de coisas novas e se integrarem mais no universo em que convivem, assim como comenta a professora da Universidade de Harvard
.
“É uma chance para os membros da família falarem e serem ouvidos. Isso possibilita que se crie uma conexão e um afeto maior entre todos.” explica ao jornal Zero Hora.
.
O bate-papo reunido em uma mesa de jantar deve ser restaurado e mantido pelas famílias que querem conquistar a confiança dos filhos e ensinar a arte do saber ouvir aos pequenos.

Os benefícios das refeições em família.
Outro ponto importante que o projeto visa incentivar é a autoconfiança que é estabelecida através dos mais jovens, que passam à dividir tarefas domésticas, como por exemplo, aprendendo à preparar um prato com o auxilio dos pais.
.
O reforço que o The Family Dinner Project traz aos lares americanos tem como objetivo chegar à mesa de todas as famílias pelo mundo, demonstrando a importância da união familiar, em uma simples refeição que pode gerar mais entrosamento dentre os familiares, bom convívio social e até mesmo um desempenho escolar notável, já que os pequenos passam à ser incentivados e observados pelos pais.
.
Adote esta idéia não se limitando apenas às refeições de domingo, mas também as outras refeições que predisponham de um tempo maior para cada integrante se envolver mais e trocar confidências que antes só era expostas aos colegas e amigos.
.
Preserve o café da manhã, almoço ou jantar em família e confira os resultados diante da sua própria casa. Um lar mais feliz e unido!

.
Para saber mais sobre este projeto, acesse: http://thefamilydinnerproject.org/

.
Fonte: Jornal Zero Hora.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.