O que é o sono e para que serve

Fique sabendo o que é o sono e para que serve.

Passamos cerca e um terço da nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficarmos acordados no dia seguinte, mas para mantermo-nos saudáveis, com melhor qualidade de vida e até aumento de longevidade.

Os médicos sabem que o processo do sono é rígido por um relógio biológico ajustado num ciclo de 24 horas. Os ponteiros desse mecanismo são moldados geneticamente e sua sincronia depende de fatores externo, como iluminação, ruídos, odores, hábitos, tipos d colchões, e vida social, etc.

Os especialistas acredita que a principal peça dessa engrenagem é melatonina – hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal. Ele começa ser secretado assim que o sol se põe, como um aviso para o organismo se preparar para “dormir”.

Quando o processo tem início, a temperatura cai de 1 a 2° C e a pressão arterial também sofre uma leve queda. Daí ao primeiro cochilo é um piscar de olhos.

Em 1953, descobriu-se a existência de uma fase do sono profundo, justamente quando sonhamos. A novidade foi batizada de REM (rapid Eyes Moviment – Movimento Rápido dos Olhos).

Hoje os cientistas já sabem que o sono se divide em cinco fases, repetidas e ciclos, durante a noite.

Nosso desemprenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez semelhante ao de uma embriaguez leve a coordenação ora e prejudicada e capacidade raciocínio fica comprometida.

Ou seja: sem o merecido descanso, o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.

Em estudos realizados pela Universidade de Chicago – EUA. Onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador.

No final do período, funcionamento o organismo delas era comparável ao de uma pessoa de 60 anos. E os níveis de insulina eram semelhante o dos portadores de diabetes.

Em pesquisas de laboratório ratos usadas como cobaias não aguentaram mais de dez dias sem dormir. A consequência: morte por infecção generalizada.

Enquanto ficamos na cama, uma espécie de exército de reconstrução atua recuperando as “baixas” acumuladas no período em que ficamos acordados. Isso prepara o corpo pra a guerra do dia seguinte.

Durante o sono profundo, as proteínas são sintetizadas em grande escala. Isso tem o objetivo de manter ou expandir as redes de neurônios ligados á memória e ao aprendizado.

Nesse processo, o cérebro comanda a produção e a liberação de hormônios, como a melatonina e o próprio hormônio do crescimento. Este garante ao indivíduo longevidade com maior jovialidade.

Também regula os níveis de outras substâncias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização da pele.

Fonte: Manual do sono Ortobom.