O jeans sempre foi moda desde meados dos anos 70, mesmo sofrendo algumas transformações, a peça é a escolha número um da maioria das mulheres.

Mas o que muita gente não sabe, é que para cada tipo de corpo há modelos de jeans que se encaixam visualmente bem, havendo a harmonia com o resto do look.

Para mandar bem na sua produção, separamos algumas dicas importantes da stylist Camila Diniz, que irá recomendar o melhor formato de jeans para cada corpo, confira:

Mulheres altas:

Opte por calças que não possuem bocas muito largas, pois elas podem trazer ao look a sensação de maior alongamento.

A dica é optar por calças que dão o formato alinhado ao seu biotipo. Aposte em modelos: retos e secos como leggings e skinny, mais soltos como a pantalona, que atualmente é tendência, mas não muito abertas e a saruel.

Já para as que querem focar no aumento de quadril, abuse das calças como a Cenoura/ Carrot, também a Boyfriend, Jodhpur, e modelos onde as pernas tenham abertura a partir dos joelhos como a Bootcut, e a Boca de Sino.

Mulheres baixas:

Devem escolher modelos que podem alongar naturalmente. Invista em modelos retos ou afunilados com comprimento na altura do tornozelo e boca larga o suficiente para cobrir o peito do pé.

Outra dica é apostar em modelos que possuem apenas um tom, que geram a sensação de alongamento no tecido, use também sapatos tom de pele ou próximos a cor da calça pois este truque também pode trazer a aparência longilínea.

Modelos: Boca de sino, Bootcut, Jodhpur, Reta, Tradicional.

Mulheres com pernas compridas:

As longilíneas por natureza podem ousar com as calças de cintura mais baixa e pernas de boca menos largas.

Neste caso também pode ser usada a chamada barra dupla ou a barra italiana. pois diminui um pouco o comprimento das pernas.

Para as mulheres que tem as pernas muito longas em relação ao tronco e sem muita definição na cintura, a idéia é usar calças que sejam mais enxutas até o tornozelo pois calças de boca mais larga deixam a silhueta ainda mais alongada.

Outro truque é usar peças (blusas/camisas) mais compridas na parte superior e calças de cintura um pouco mais baixa.

Os detalhes na horizontal neste caso são muitos bem vindos.

Modelos: Skinny, Cargo, Reta, Tradicional.

Mulheres magras:

Para as magras, as calças menos ajustadas ao corpo são as que mais ajudam a “engrossar” as pernas.

Neste caso um bom modelo são as calças do tipo cargo, com detalhes na lavagem do tipo bigode de gato, bolso faca e botões largos ajudam a criar ilusão de mais volume.

Modelos: Retas, Tradicionais, Bootcut, Jodhpur, Saruel, Boyfriend.

Mulheres mais cheinhas:

A calça ideal para elas são as calças que trazem maiores proporções e equilíbrio. Os modelos ideais são as retas e as tradicionais de cinturas nem muito baixas, nem muito altas.

Quanto às lavagens dê preferência às escuras que afinam naturalmente.

Modelos: Tradicionais, Retas, Bootcut e Boca de Sino Suave.

Corpo curto:

No geral as calças de cintura baixa dão ilusão de ter o tronco mais curvilíneo e também mais alongado.

Para quem tem as pernas mais curtas que o tronco, os melhores cortes são os retos, bem longos com a boca cobrindo o peito dos pés, usadas com salto, lembrando que o ideal é usar o jeans na altura da cintura mesmo ou no máximo dois dedos abaixo porque dão a sensação de alongamento das pernas.

Evite calças de cintura alta porque no geral cortam a silhueta, procure lavagens mais uniformes com detalhes na vertical como um jeans enxuto e reto ou até mesmo com detalhes em risca de giz, por exemplo, que trazem uma sensação de maior alongamento das pernas.

Modelos: Retas, Tradicionais, Bootcut, Boca de Sino.

Corpo quadrado:

As calças podem ser secas/ afuniladas ou até mesmo mais largas em jeans molengos ou mais grossos.

O ideal é usá-la dois dedos abaixo ou na altura da cintura com a finalidade de criar uma cintura mais marcada para esse biotipo.

Modelos: Skinny, Legging, Boca de Sino, Bootcut, Saruel, Jodhpur, Carrot, Capri, Boyfriend.

Coxas grossas:

Procure vestir os modelos retos e mais soltinhos.

Os tecidos devem ser mais finos para evitar sensação de maior volume, procure lavagens mais escuras e sem muitos detalhes na altura das coxas como: bolsos.

Evitem as calças curtas como a capri, pescador e os detalhes na horizontal, uma vez que estes recursos diminuem e engordam este estilo de corpo.

Modelos: Retas, Tradicionais, Bootcut, Boca de Sino mais suave.

Corpo violão:

Mulheres de quadril largo devem optar por calças jeans de corte reto, mais soltinho e boca larga. Pode ser em modelo com tecido mais molinho ou mais grosso.

No geral este perfil costumam ficar bem em quase todos os tipos de calça.

Modelos: Skinny, Boca de Sino, Bootcut, Saruel, Jodhpur, Carrot, Capri, Boyfriend, Cargo, Reta, Tradicional.

Mulheres com bumbum grande:

A mulher com bumbum digamos mais “avantajado” devem procurar por modelos retos, com a cintura levemente baixa, de caimento mais fluido e pesado.

Evite bolsos com abas pois estes dão volume. Já às lavagens prefira as escuras que afinam a silhueta naturalmente.

Modelos: Retas, Tradicionais, Boot-cut.

Mulheres com bumbum pequeno:

Mulheres com bumbum pequeno devem abusar de calças com bolsos que tragam um maior volume.

Dê preferência aos modelos quadrados posicionados mais altos em relação ao cós e um pouco mais afastados um do outro com lapelas e outros detalhes volumosos, que tenham proporcionalmente um corte que venha aumentar o volume do bumbum.

As cores claras dão naturalmente a sensação de maior volume.

Modelos: Saruel, Pantalona, Boot-cut, Boca de Sino, Reta e Tradicional de bolso com abas.

Com essas dicas nós mulheres podemos escolher o jeans certo, valorizando ainda mais nosso corpo.

Não podemos esquecer que esta peça queridinha de todas as mulheres, é considerada uma peça informal.

Sendo assim evite usá-la em eventos como casamentos, formaturas ou em ambientes de trabalho, no qual é exigido trajes mais formais.

Porém se a escolha é usar o bom e velho jeans em um momento de lazer, o indicado é acompanhar a calça com uma bela blusa, bons acessórios e um salto ou uma sapatilha, que hoje em dia está super em alta.

Seja você magra, alta, baixa ou mais cheinha o jeans pode favorecer ainda mais seu look e valorizar a sua beleza natural que é o seu corpo.

Escolha o que melhor lhe cai bem e arrase!

Por: Jornalismo Nós Mulheres.