O ciúme afeta sua relação?

Quem nunca sentiu um ciúme bobo na relação que atire a primeira pedra! Este é o tema que muitas pessoas se deparam em seus relacionamentos diariamente.

Porém, devemos saber dosar esta reação comum de todo casal, para evitar futuras discussões ou até mesmo brigas indesejáveis.

Para saber se você está passando do limite, analise se na sua relação você tem seu próprio espaço ou se tudo gira em torno do seu amor.

Aquela olhadinha no e-mail dele virou frequente ou perguntas como “Com quem foi? Onde foi?” são indispensáveis? Então isso pode ser um sinal de ciúme obsessivo.

Geralmente o ciúme começa a partir da baixa auto-estima de um dos parceiros, levando a desconfiança e podendo resultar na traição, como indica a pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da USP.

O ciúme afeta sua relação?

A infidelidade é causada pela concretização do temor, da desconfiança que uma pessoa coloca sob seu parceiro, além disso, as advertências excessivas sem motivo pode encorajar o parceiro concretizar o ato imaginado pelo ciumento.

O relacionamento que enfrenta o ciúme excessivo pode ser acompanhado por um profissional segundo a psicóloga Alessandra Torres “Se além da observação e dos diálogos com o parceiro esse ciúme se tornar um sofrimento prejudicial para o casal é importante à conscientização de ajuda terapêutica.

A terapia configura para a pessoa que sente o ciúme e/ou para o casal, métodos de aumento da auto-estima, melhorando as relações interpessoais e as habilidades sociais do parceiro.”

“Em caso de excessos, o trabalho vai em direção aos pensamentos obsessivos de traição e de posse dos ciumentos podendo ocorrer o auxílio de remédios psiquiátricos.”

Se a opção não é tratamento, mas sim mudanças, os profissionais da área sugerem que quando notado o ciúmes excessivo, você pode transformar essa situação em uma aprendizagem, trazendo de volta o amor sadio.

O ciúme afeta sua relação?

“Observar as reações do seu parceiro, conversar para saber se esse sentimento dentro de você tem fundamento, é uma dica para tentar resolver uma situação que ocorre e que de repente a outra pessoa nem imagina.

Juntos de uma maneira sensata e coerente o diálogo e o respeito fazem com que a situação se esclareça tornando a relação saudável evitando brigas e interrogatórios desnecessários.

Mostrando dessa forma para seu parceiro que se preocupa com a relação, que confia nele e sente segurança para conversar sobre o incômodo que está sentindo sem desgastar o relacionamento.” comenta Alessandra.

O ciúme afeta sua relação?

Vale lembrar também que o ciúme moderado pode ser um ato natural e até benéfico à relação, pois ele demonstra preocupação e cuidado com a harmonia do casal. Outra dica, que podemos chamar de remédio do ciúme excessivo é a confiança, sentimento inicial de toda relação.

Portanto, devemos lembrar sempre de inovar e zelar pelo seu amor, havendo o diálogo e a confiança como prioridade para o bem-estar dos dois.