Levar o filho até a escola, ir ao salão de beleza, comprar pão na padaria e entre outras ações que fazemos diariamente a pé, podem estar nos ajudando a combater doenças cardíacas, redução de peso, proporcionar a sensação de bem-estar e a qualidade do sono.

A caminhada seja ela lenta ou rápida, com objetivos de emagrecer ou apenas por rotina pode proporcionar ao nosso corpo diversos benefícios, que se colocados à lápis podem te incentivar à caminhar mais vezes.

Essa descoberta está sendo a aliada das mulheres para emagrecer, manter-se bem humorada e disposta o dia inteiro. Já que benefícios não faltam enquanto andamos, por que não fazer da caminhada um hábito à nossa saúde?

Para entendermos um pouco mais sobre esta atividade que está revolucionando à vida de muitas mulheres, conversamos com o personal trainer Robson Santos que pôde nos dar algumas dicas e explicar sob a importância da caminhada.

Se sua vontade é ser adepta desta atividade mais que poderosa para todas nós, o primeiro passo é escolher as roupas adequadas para este tipo de atividade física.

Vá à lojas de departamentos especializadas e compre seu shorts, leggin e camiseta que ajudam na flexibilidade da caminhada. Outro item importante é o tênis, opte por modelos macios, pesquise, analise e teste na loja andando de um lado para o outro e veja se ele será seu companheiro durante algumas horas de pura caminhada.

Feito isso, organize seus horários e escolha um dia, horário fixo na semana em que você se dedicará à este novo hábito, o indicado é praticar a caminhada três vezes por semana entre 30 à 50 minutos.

Porém se sua vontade é perder alguns quilinhos, Robson dá a dica: “Se o objetivo é perder peso, o período indicado de atividade é de 30/40 minutos, 3 vezes por semana. Ou meia hora todos os dias.

Mas se conseguir passar de 30 minutos é melhor, pois o metabolismo começa a utilizar a gordura como fonte de energia a partir dos 50 minutos.” afirma o personal trainer.

Segundo ele o local onde fazemos a caminhada não interfere nos resultados, se mantermos a frequência cardíacada: “O resultado pode ser igual se a frequência cardíaca que você atingir se manter por igual. Podemos controlar essa frequência com o auxílio de uma avaliação ergométrica. Muitas vezes, temos esse tipo de controle cardíaco através da esteira”.

Escolha também o lugar que você vai praticar este esporte, podendo ser ao ar-livre ou em parques:“Por ser uma atividade física simples e eficaz, pode ser realizada em qualquer lugar, já que não necessita de algum tipo de material específico.” sugere o especialista.

Se você nunca praticou frequentemente a caminhada, o indicado é começar com calma, dando algumas andadas de 10 à 15 minutos, de forma que seu corpo comece a se adaptar à vida saudável que te espera.

Lembre-se que antes de qualquer exercício físico o alongamento e a visita ao médico é fundamental para que os resultados apareçam o quanto antes “O ideal é que sempre faça consulta medica pra ver se você não tem alguma restrição.

Pegue também uma indicação com um profissional para que ele lhe dê as instruções básicas, como: o melhor traje, frequência cardíaca, um bom alongamento.” complementa Robson.

Mas atenção! “Pessoas com problemas cardíacos, ortopédicos ou restrições médicas que não possuem autorização médica para fazer movimentos repetitivos e muitos esforços, não devem fazer a caminhada” aconselha Robson Santos.

Com as instruções certas, força de vontade e disciplina os resultados logo aparecerão “Os resultados são variados, geralmente a partir de 2 semanas nota-se aumento de bem estar e uma melhor qualidade de sono. Já a partir de um mês, algumas transformações já são notáveis no corpo da mulher que tem como objetivo emagrecer” finaliza o personal.

Abrace esta ideia e comece a caminhar rumo à uma vida recheada de disposição e bem-estar.

Por: Jornalismo Nós Mulheres.
Fonte: Personal trainer Robson Santos – CRECI: 8154G/SP