Manual da mamãe: Dicas de brincadeiras para os filhos

Quem é mãe sabe que brincadeiras não podem faltar quando há crianças pequenas em casa.

Porém, ter sempre uma brincadeira nova na cabeça parece ser fácil nos primeiros meses do pequeno(a), mas conforme o tempo vai passando todas são usadas e a criança acaba ficando entediada ou aprontando pequenas travessuras pela casa.

Pensando na comodidade das mamães em sempre ter por perto uma idéia do que entreter os filhos e como participar ativamente desta fase em que brincadeiras são verdadeiras aventuras, preparamos uma lista replet de brincadeiras para todas as idades.

Não se esqueça e anote já o link deste post, para quando alguma brincadeira fugir da cabeça você correr aqui e iniciar a diversão. Olha só:

 

[dropcap]PULAR CORDA:[/dropcap] Compre ou arranje uma corda e inicie a brincadeira ensinando a sua filha(o), como pular a corda. Existem várias maneiras de pular. E se você quiser deixar a brincadeira ainda mais divertida, convide as amiguinhas para pular junto e bater a corda. Diversão não vai faltar!

[divider]

 

[dropcap]BOLINHA DE GUDE:[/dropcap] Para entreter o seu filho(a) compre bolinhas de gude e ensine ele a jogar. O jogo é simples, com um giz desenhe uma bola no chão e outra na parte interior, de tamanho menor. O objetivo do jogo é fazer com que o pequeno “encaçape” a bolinha na bola central desenhada no chão. Quem conseguir encaçapar ganha.

[divider]

 

[dropcap]VIDEOGAME:[/dropcap] Se seu filho adora o videogame, por que não fazer parte da brincadeira? Peça para ele(a) ensinar você a jogar e participe. Com certeza eles vão amar!

[divider]

 

[dropcap]PINTAR:[/dropcap] Passe na papelaria ou banca de jornal e compre aquelas revistinhas de colorir. Outra boa opção é comprar tinta facial para pintar o rosto dos seus filhos.

[divider]

 

[dropcap]BRINCAR COM BONECAS:[/dropcap]

Reúna todas as bonecas da sua filha para um grande chá da tarde, que tal? Peça para ela ensinar uma brincadeira com bonecas. Assim você e ela terão mais tempo juntas e fazendo o que ela mais gosta!

[divider]

 

[dropcap]O MESTRE MANDO:[/dropcap] A brincadeira é simples! Basta alguém iniciar fazendo algum gesto, dançando, cantando ou andando de uma forma diferente pela casa. Atrás as crianças devem imitar o que o mestre mandar. Pronta para as gargalhadas?

[divider]

 

[dropcap]ESCONDE-ESCONDE:[/dropcap] Enquanto uma pessoa conta com os olhos fechados, as crianças correm para se esconder. No término da contagem, a procura pelos pequenos se inicia. Quando quem estava contando achar todos, o selecionado para a contagem é outro e a brincadeira recomeça. Vale a pena essa dose de diversão!

[divider]

 

[dropcap]CORRIDA DO OVO:[/dropcap] Coloque um ovo na colher e o cabo da colher na boca. Todos os participantes devem ter esse acessório na boca. Com a força dos lábios os participantes devem correr pela casa e chegar no local combinado. Ganha quem não deixar o ovo cair.

[divider]

 

[dropcap]MÍMICA:[/dropcap] A brincadeira começa quando uma pessoa tenta fazer as outras adivinharem uma palavra, um filme, um lugar, uma comida, qualquer coisa através da mímica. Ganha aquele que acertar e o jogo pode reiniciar até que todos tenham feito a mímica.

[divider]

 

[dropcap]BAMBOLÊ:[/dropcap] Que tal colocar a música preferida dos baixinhos e colocá-los para dançar com o bambolê? Perde quem deixar o bambolê cair, hein?

[divider]

 

[dropcap]TELEFONE SEM FIO:[/dropcap] Tem potes de iogurte em casa? Então lave-os, fure com o auxílio de uma agulha, passe uma linha que interligue os dois potinhos e prenda a linha neles. Pronto! Agora basta brincar de falar nesse telefone divertido com a cara da infância!

[divider]

 

[dropcap]DANÇA DAS CADEIRAS:[/dropcap] Coloque uma música divertida para tocar, reuna as cadeiras em círculo e fale para as crianças andar em volta das cadeiras. Assim que você pausar a música elas devem sentar. Ganha o último que conseguir sentar. Mas lembre-se: A quantidade de cadeiras deve ser inferior a quantidade de crianças, para que a cada pausa uma cadeira seja retirada e um participante eliminado.

[divider]

 

[dropcap]TRAVA-LÍNGUA:[/dropcap] Será que os seus filhos sabem falar palavras gigantescas? É fácil a brincadeira, basta desafiá-los para saber quem consegue pronunciar palavras dificeis. Quem conseguir, ganha. Mas o que vale mesmo são as risadas em família!