Manchas na pele podem representar algum problema?
Na novela  das 21hrs “Amor à vida” a personagem da atriz Mariana Rui Barbosa percebeu uma mancha estranha no pescoço e, após exames, descobriu que se tratava de um câncer em estágio terminal.

O assunto é bastante importante e sério, e nos mostra a importância de conhecermos nosso corpo, protegermos do Sol e ir pelo menos uma vez ao ano a uma dermatologista. 

As pintinhas podem ser de nascença ou adquiridas pelo Sol, e aí que está a importância de usarmos protetores solares, inclusive no inverno.

Manchas na pele podem representar algum problema?

“Uma mancha nunca é normal, elas podem ser por conta do sol, como o melasma, ou indicativos de doenças mais sérias. As pintas que nos chamam atenção podem ser melanomas, que são o tipo mais agressivo de câncer de pele. Feridinhas que não fecham e não saram, ou que sangram, também são características de outros tipos de câncer”, alerta a dermatologista Meire gonzaga, do Hospital e Maternidade Assunção, do Grupo Rede D’Or São Luiz, em entrevista ao portal DaquiDali.

É importante conhecermos as nossas pintinhas, e estarmos sempre de olho nelas, elas não podem ser assimétricas, ou ter bordas indefinidas, cores que variam ou até mesmo aumentar o tamanho. 

Manchas na pele podem representar algum problema?

Se você observar qualquer uma dessas variações nas suas pintas, é hora de procurar um dermatologista para que ele possa dar uma olhada.

Quando antes descobrirmos, melhor para o possível tratamento. Então, não tenha medo de procurar um médico caso note alguma mancha ou alguma pintinha com uma dessas características.

Manchas na pele podem representar algum problema?

Para fazer o auto-exame coloque dois espelhos em perpendicular, para que assim você consiga olhar partes do seu corpo que não está acostumada a ver no espelho, como as costas ou a parte de trás das coxas. 

Lembrando por fim que as manchas podem ser sinais de outros tipos de doenças, além do câncer, mas para isso é preciso consultar um dermatologista sempre que perceber algo diferente na pele. 

Créditos: Portal DaquiDali