Estar no vermelho, com parcelas atrasadas, dívidas à renegociar e ainda ter que pagar contas é comum entre milhares de pessoas que hoje estão endividadas e não sabem como se sair desta chamada bola de neve.

Por exagerarmos além dos nossos limites em compras muitas vezes desnecessárias e acumulando parcelas à serem pagas, muitas vezes nos vemos enrolados em uma situação financeira pela qual o nosso salário não supre as inúmeras contas à pagar.

Este problema é considerado comum pois atualmente as formas de consumo estão cada vez mais facilitadas levando a sociedade tornar-se consumista desenfreada.

Porém ao contrário do que muitos pensam, este problema tem uma saída que pode ser encontrada em curto ou médio prazo, só depende de você!

Organizar-se é a palavra-chave de quem quer se estabilizar financeiramente sem se sentir enforcado pelas dívidas.

O Nós Mulheres preparou algumas dicas para você que quer sair das dívidas e usufruir da melhor forma seu salário, com o nome limpo e dinheiro no bolso (sim, é possível!). Acompanhe:

– O seu lema daqui para frente é “organização”, então a primeira etapa para esta nova vida financeira é organizar as suas contas.

O ideal é que você compre na papelaria duas pastas simples, em uma você colocará um papel na capa escrito “Contas à pagar”. Como o nome já diz, esta pasta será seu controle de contas que você tem à pagar.

Portanto, acesse o site ou ligue no local em que se encontra todas as suas contas e imprima todas as parcelas, as parcelas deste mês e as parcelas dos próximos meses. Assim você terá controle absoluto do que terá que pagar.

Já na outra pasta, ficarão as “Contas pagas”. Nesta pasta você colocará todos os comprovantes de pagamentos, para que você tenha controle do que já foi pago. Ou seja, sempre, leia-se sempre mesmo, assim que pagar uma conta coloque o comprovante/recibo nesta pasta. O controle será muito maior, evitando os juros após os vencimentos.

 

– Outra importante dica é sobre a famosa planilha de gastos mensais. Ela será sua ferramenta de ouro, se fielmente todo mês você escrever com antecedência as contas que você terá que pagar e todas as outras necessidades como: transporte, alimentação, remédios, entre outras.

Assim no final de cada mês ou diariamente havendo o acompanhamento da planilha, você irá notar aonde está gastando demais e desnecessariamente, podendo corta custos e assim, sobrando um dinheiro extra no fim das contas.

* Clique AQUI e faça o download de uma planilha de gastos. Nela você coloca seus gastos e automaticamente é gerado o total. Maneira rápida e simples de organizar suas contas!

– Chegou a hora da quitação das dívidas! Como pagar sem esquecer-se de nenhuma? É simples, primeiramente recorra à pasta de contas à pagar, selecione as contas do mês e verifique quais são as que possuem juros e taxas mais altas, caso haja atraso. Ou seja, pague elas primeiro por segurança!

Estas contas mais urgentes são consideradas as contas de bancos: cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, etc. Feito isto, pague as demais contas, sempre verificando se todas da pasta, que corresponde ao mês em que estamos, estão pagas.

– Não basta somente pagar contas e depois gastar atoa. Toda pessoa que possui uma vida financeira tranquila, investe! Portanto, o recomendado por muitos especialistas é que assim que pagamos todas nossas contas, o correto é poupar.

Quando falamos em poupar, pensamos em futuro, já que não sabemos se iremos precisar de algum dinheiro futuramente ou para algum projeto, curso, etc.

O ideal é que após quitarmos as contas, seja poupado em média 10% do nosso salário.

Lembre sempre que preparar-se e pensar no futuro é uma das dicas mais preciosas que você pode receber.

– Por último não podemos esquecer as reservas de emergência.

Aqueles imprevistos como: remédios, recarga de celular, troca de pneu, entre outras situações, aparecem quando menos se espera, então para  que sempre tenhamos uma base financeira, o correto é que façamos a reserva de uma quantia básica e fixa de dinheiro para esses imprevistos.

Organizar sua vida financeira é o primeiro passo para uma vida mais tranquila. Acredite nisso e inicie sua nova vida, sem dívidas!

Por: Jornalismo Nós Mulheres.