Não há melhor do que descobrir coisas que fazem bem para saúde. Toda hora, surge um fruto pequeno ou uma semente como novidade do momento.

Dessa vez, o grão de chia é o assunto. Isso porque é considerado por nutricionistas como uma inovadora fonte vegetal de ômega 3. E embora, seja o destaque do presente, a chia tem origem andina e era utilizada pelas civilizações maias e astecas para aumentar a resistência física das pessoas. Ela é rica em antioxidantes e é uma boa fonte de fibras que ajudam a prevenir importantes doenças.

O grão que se assemelha ao gergelim previne e diminui o risco de problemas cardiovasculares que atuam sobre os níveis de colesterol, pressão alta, obesidade e diabetes. O alimento pode ser utilizado no preparo de bolos, pães e massas, além de ser consumido em cereais matinais, sopas, saladas, iogurtes, sucos, vitaminas e frutas.

 

 
Outros grãos que são bem-vindos pelo seu corpo:
 Amaranto– Rico em proteínas e cálcio. Ajuda no combate contra a osteoporose.Soja– A isoflavona está presente na soja. Ajuda para uma menopausa mais saudável. Estimula a produção de estrogênio e de cálcio no corpo.Alfafa– Composta por potássio, cálcio, magnésio, e de caroteno também é responsável por baixar os níveis sanguíneos de colesterol e de glicose.Semente de linhaça– Rica em fibras solúveis, entre outras coisas, ajuda a baixar os níveis de colesterol.Grão-de-bico– Tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. É usado no combate à depressão e anemia.

Fonte: Carolina Chica, nutricionista do Departamento de Doenças Cardiovasculares da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Por: Natália Marques