A descoberta da traição é um dos momentos mais difíceis, que qualquer pessoa pode enfrentar. Não é fácil saber que a pessoa a quem amamos e creditamos a mais total confiança foi capaz de enganar e manipular nossos sentimentos.
A traição foi estudada através de inúmeras pesquisas, mas até hoje se chegou a resultado conclusivo, pois geralmente as pessoas nunca dizem a verdade nua e crua, justamente por se sentirem ultrajadas e desrespeitadas com a traição.
Ser traído não significa só o ato de ser trocado por outro, mas envolve também a sensação de desrespeito do parceiro com nossos sentimentos, a falta de lealdade, a perda da confiança, a decepção, a sensação de vazio e acima de tudo o provável fim de um relacionamento.
Existem alguns sintomas típicos que a maioria das pessoas que são traídas passa. Primeiro, vem o choque inicial, é a fase da incredulidade total, quando não entra na cabeça da pessoa traída, que aconteceu.
Parece apenas um pesadelo que vai passar, e que o parceiro não teve coragem de fazer isso com ela.
Em seguida, vem a raiva, ou seja, é quando quem foi traído se dá conta de que a situação realmente aconteceu, e ai começam os questionamentos, por que ele fez isso comigo? Eu não merecia isso… A pessoa traída fica se perguntando se ela não é boa o suficiente, o que a outra pessoa tem que ela não tem, enfim é a fase da decepção e angustia.
Num terceiro momento o desejo de vingança aflora, ou seja, fazer o mesmo, trair também seja com quem for, só para mostrar que também é capaz de fazer, mesmo que isso signifique desrespeitar-se a si mesmo, e quase sempre se sentir ainda pior do que antes, traído, agredido e inferiorizado.
Mas, um certo dia a raiva e o desejo de vingança passam e a dor pela decepção se torna mais latente e cada dia mais presente e o vazio toma conta, parece que nada tem brilho, não é?
Apesar disso, existe vida no relacionamento depois da traição, basta que a pessoa que foi traída entenda que não foi por culpa dela ou por que alguma coisa no relacionamento ficou a desejar, ou por que a outra pessoa é melhor do que ela, não é possível que o seu parceiro tenha se apaixonado por outra pessoa?
Aliás, as pessoas se apaixonam todo dia e mesmo quem está comprometido pode se apaixonar, não é possível também pintar uma atração irresistível, porém passageira?
Se quem foi traído pensar dessa maneira pode haver uma segunda chance para o relacionamento em questão é lógico que a dor e os sentimentos citados no principio desse artigo, serão sentidos, mas há como recomeçar uma relação depois de uma traição.
O primeiro passo é literalmente recomeçar, ter uma conversa franca com o parceiro, colocar tudo em pratos limpos e deixar a verdade vir à tona por mais que ela doa.
Depois é o momento de voltar a confiar, pois uma relação sem confiança já está fadada ao fracasso, não é nada fácil voltar a confiar em quem nos decepcionou, mas essa é a fase do esforço, da superação, de dar uma nova chance de quem errou a se redimir do seu erro, aliás, quem nunca errou que atire a primeira pedra!
Uma dica interessante é relembrar os momentos bons que a relação proporcionou até o momento da traição e que há mais coisas boas do que ruins neste relacionamento.
Mas é importante lembrar que a pessoa que foi traída tem que estabelecer objetivos realistas, como por exemplo, se perguntar: será que consigo viver essa nova realidade dentro do relacionamento? Vou perdoar essa traição sem relembrá-la todo dia ao meu parceiro? Sou capaz de confiar novamente no meu parceiro? Essas são perguntas que devem ser feitas a si mesmo e respondidas francamente.
O que deve ficar claro é que se você foi traído, reconciliando-se ou não com seu parceiro, essa situação com certeza despertará em você um novo eu, certamente você sairá desta situação fortalecida, mais experiente e ao mesmo tempo mais segura de si, como disse Nietzsche “O que não mata só me fortalece”.
Afinal a traição dói, machuca, mas é um dos muitos desafios que enfrentamentos ao nos abrirmos ao amor e os relacionamentos. E como diz o dito popular “O tempo é o melhor remédio para tudo”.
Por: Alexandre Alves.
Acho que quem trai, faz isso por falta de caráter e respeito ao parceiro ou parceira. Não merece segunda chance não! Acho que o melhor a fazer e por fim na relação e arrumar algué melhor, afinal quem trai não merece ser amado (a) nem pela mãe ¬¬…
*alguém
Oi Lilly, continue escrevendo e manifestando a sua opinião sobre os nossos assuntos, pois seus comentários são de extrema importância para o Nós Mulheres.
Fui traida tem 1 ano estou acabada…não consigo mais confiar nele tenho 2 filhos com ele mais hj estou esperando ele para separar. fui casada com ele há 15 anos casamos novos…tinhamos um casamento muito feliz mais infelizmente ele hj se vê um homen super apaixonado por mim e eu não o amo mais
Oiie tude bem ? Eu namorei com um pessoa fez 1 ano e 1 mes e acabei descobrindo que ele me traiu , fiquei super mal não sabia oque fazer … As semanas passou e a gente continuou se falando acabamos ficando 1 vez e hoje ele diz que não vive sem mim que me ama realmente e que ta arrependindo o pior é que eu o amo ainda . Só que ele ficou 5 vezes com a ex dele quando tava comigo diz ele que foi uma recaida .. Hoje não sei se devo voltar tenho medo que ele fassa isso denovo , e que ele sente algo pela a ex dele ? oque devo fazer ??