Apostar em maquiagens de qualidade e produtos caros parece ser perca de tempo, já que no final do dia a sua pele aparenta ar de cansado e excesso de brilho? Então o problema não está nos produtos, e sim, na forma como você cuida e trata o seu tipo de pele.
.
A pele oleosa requer além de produtos bons, também um tratamento específico para não estimular o processo da acne. Para quem não sabe a acne é a doença e a pele oleosa é o estado da pele.
.
Estar ciente dos produtos aplicados no rosto e se eles são adequados à pele oleosa é ideal para combater o excesso de luminosidade característica deste tipo de pele.
.
Confira algumas dicas e cuidados que são essenciais para tratar a pele oleosa, com a dermatologista Daniela Landim, em um bate-papo sobre este problema tão comum entre as mulheres.
Segundo Daniela, alguns cuidados e disciplina na limpeza da pele são fundamentais para manter a pele livre da oleosidade “Em casa podemos fazer alguns passos como utilizar sabonetes que são feitos com base de enxofre e acído salícico, estes são facilmente encontrados em farmácia”.
.
“Outra dica para deixar a pele livre da oleosidade e protegida é utilizar filtro solar em gel e se não quiser, em gel creme ou loção oil-free diariamente. Evitando aqueles que possuem formatos em cremes ou oleosos.
.
Quanto mais efeito matificante ele tiver, menos oleosidade a sua pele terá.” afirma a dermatologista e alerta para o uso do filtro solar diariamente.
.
Os cuidados em casa são ainda maiores quando o mau hábito da higienização em excesso é comum na sua rotina “Lavar o rosto duas vezes ao dia é o máximo que uma pele oleosa suporta. Não é necessário e ideal lavar muito a pele, pois ela poderá ficar mais propensa a oleosidade” comenta Daniela.
.
Caso a pele oleosa apresente dificuldades na adaptação com os produtos oil free é necessário um tratamento especializado.
.
“Se você notar que só os cuidados diários em casa não resultam em uma pele livre de óleo, você terá que marcar uma consulta com um dermatologista.
.
O dermatologista entrará em ação indicando ao paciente produtos que sejam feitos com sebo-reguladores. O tratamento vai depender de como está a situação da pele.” indica a dermatologista.
.
Outros costumes devem entrar no seu cotidiano como, por exemplo, ao escolher a maquiagem. Além dos sabonetes e cremes, as maquiagens também devem ser adequadas a este problema, possibilitando uma outra alternativa para que o controle da oleosidade seja atingido.
.
“Se você for adepta assídua da maquiagem dê preferência aos cosméticos em formato de pó. Nada cremoso!
.
Não recomendo para pessoa que tem pele oleosa o uso de produtos com base em creme, loção e emulsão. Prefira os géis e loções que são livres da oleosidade.” recomenda Daniela às vaidosas de plantão.
.
Aliar produtos adequados à conscientização dos fatores que causam a oleosidade, pode ajudar a manutenção da pele. Desta forma, o estresse, produtos inadequados e higienização excessiva devem ser eliminados do seu dia-a-dia.
.
“Um dos fatores que aumentam a oleosidade é o estresse. E além disso, o excesso de cosméticos com veículos errados, ou seja, excesso de cremes, emulsões, loções.
.
Assim como havia dito, o hábito de lavar a pele várias vezes ao dia aumenta também a oleosidade. Por fim outro fator que ajuda no aumento da oleosidade na pele são as alterações hormonais.” conclui a especialista para colocar fim nas dúvidas quanto à este tipo de pele.
.
Fonte: Dermatologista Dra. Daniela Rocha Landim – CRM: 106.025
Por: Jornalismo Nós Mulheres.