Dicas de como preparar um jantar em família

 

O final de semana está chegando e os planos para o descanso e a diversão começam a surgir.
.
Algumas ideias envolvem um passeio com os amigos, um filminho com as amigas, mas nem sempre dedicamos o fim de semana para reunir a família.
.
Como sabemos, aqui no Brasil é muito comum utilizarmos o domingo para reunir nossos parentes e comer a tradicional macarronada.
.
Porém, existem outras formas divertidas e gostosas para essa ocasião, inclusive aproveitando outros dias além do domingo.
.
Para unir ainda mais os integrantes, distrair e recebe-los da melhor forma, uma boa opção é um jantar em família feito por você.
.
Quando falamos em jantar, uma certa formalidade chega à mente, mas não é é bem isto o que os dias de hoje nos reserva.
.
Um jantar agradável é aquele que é feito com muito carinho, atenção aos detalhes e algumas regrinhas para manter o clima de jantar em família.
.
E se a dica for uma das suas programações para o final de semana, por que não começar desde já a organizar um jantar inesquecível para aqueles que você ama? Confira as dicas e marque já o seu jantar:

.
PRIMEIROS PASSOS PARA ORGANIZAR O JANTAR:

Dicas de como preparar um jantar em família

1º passo: Sabe aquela sua prima distante? Por que não chama-la? Ou então os sobrinhos? Sim, as crianças também terão espaço e refeição especiais nesta grande reunião familiar.
.
O primeiro passo para você começar a organizar o seu jantar em família é programar o dia em que ele acontecerá e convidar as pessoas.

.
2º passo: Acertar o gosto de todos não é fácil, mas para que o jantar agrade e seja um sucesso, a organização antecipada é fundamental.
.
Faça uma lista com os nomes dos integrantes que farão parte do jantar e pergunte à eles o que eles mais gostam e o que não gostam.
.
Assim você poderá saber também se alguém tem alergia à algum tipo de alimento. O cardápio com certeza será aplaudido de pé!

.
3º passo: Faça uma lista do que você terá que comprar para preparar as refeições.
.
4º passo: Desde já escolha uma música ambiente para deixar de fundo no jantar, para evitar aquele silencio terrível entre uma conversa ou outra. O clima tende a ficar menos tenso e mais bacana entre todos durante a refeição, estimulando as conversas.

.
5º passo: Está na hora de fazer aquela faxina para receber bem os convidados. Já que o jantar proposto pelo Nós Mulheres será de alta qualidade, o ambiente também deverá ganhar alguns mimos e cuidados para isto. Afaste os objetos que as crianças podem pegar e se machucar. Prepare o local aonde a mesa vai ficar e comece a faxina. Veja dicas de como fazer uma faxina em poucos minutos, clicando AQUI.

.
6º passo: Feito isto, pegue lápis e papel para começar a listagem de itens necessários para o banquete. A decoração também não deve ficar de fora, porém se você tiver um arranjo bonito nem precisa se preocupar em comprar um novo. O mesmo vale para a toalha de mesa.

.
LISTA DE ITENS INDISPENSÁVEIS NA MESA:

 

Dicas de como preparar um jantar em família
– Pratos (de preferência com cores neutras);
– Copos;
– Taças;
– Talheres;
– Toalha de mesa;
– Toalhinha para colocar embaixo do prato;
– Guardanapo de pano;
– Arranjo de flores sem cheiro e baixo;
– Pratos para salada, pães;
– Taças especiais para sobremesa;

.
APRENDENDO A MONTAR A MESA CORRETAMENTE:

 

Dicas de como preparar um jantar em família

.
Dica 1#: A escolha da toalha é o item que pode trazer mais beleza à sua mesa. Prefira toalhas de cores neutras e com tamanho médio. O destaque deve ser a comida, portanto louças e toalha de mesa precisam apresentar neutralidade e sofisticação.

.
Dica 2#: Para decorar escolha itens que demonstre simplicidade. Se você quiser enfeitar a mesa com flores, por exemplo, coloque apenas aquelas que não possuem cheiro e tem tamanho baixo, não atrapalhando a visão das pessoas.
.
Dica 3#: Os arranjos devem sempre ficar no centro da mesa, para não atrapalhar na hora de servir a comida.

.
Dica 4#: Guardanapos são indispensáveis em um jantar. Não esqueça de comprá-los, para evitar imprevistos e desconfortos sobre a mesa. O lugar correto para deixá-los é dentro do prato antes da refeição ser servida.
.
Para dar charme a este item, que tal enrolá-los e envolver uma fita de seda com um laço para dar acabamento à decoração?
.
Dica 5#: Não se esqueça do prato de salada. Este é imprescindível e de bom gosto para acompanhar as refeições. Outra dica básica ter sobre a mesa também, um prato para pães de porte pequeno e manteiga.
.
Em restaurantes esta combinação é servida como entrada, antes da refeição principal.

.
Dica 6#: Aposte nos jogos americanos de tecido, para colocar embaixo dos pratos, sobre a toalha de mesa. Dessa forma, você manterá a toalha limpa, e de quebra, a sua mesa ficará um charme.

.
PREPARANDO O CARDÁPIO:

 

Dicas de como preparar um jantar em família

 

Comida é uma das coisas mais difíceis de agradar à todos. Porém, com alguns cuidados os imprevistos e até mesmo a desaprovação será ainda menor. Veja abaixo como preparar um bom cardápio sem passar por apertos:

.
– Para as crianças, não se esqueça que seriedade não combina com esta fase. Aproveitar o cardápio para preparar uma comida que seja agradável aos pequenos é sempre bom.
.
Uma dica para conquistar o paladar dos baixinhos é preparar comidas com aspectos infantis e incrementar a sobremesa com os doces que a molecada adora, como brigadeiro e sorvete.

Dicas de como preparar um jantar em família

.
– Ainda lembrando-se das crianças, não se esqueça que cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas ficam por conta dos adultos.
.
Portanto, incremente a sua mesa com sucos para que a criançada não fique de fora do jantar em nenhum momento. Vale chamá-los para o brinde em família, desta forma eles se sentirão mais integrados no evento. Será divertido para todos!
.
– Tenha pelo menos três tipos de sobremesa, alternando entre o mais açucarado até à gelatina, que fica no meio termo para aquelas pessoas que não curtem muito um doce.
.
Uma boa opção para que o seu cardápio receba elogios, opte por doces que contenham chocolate, morango e sorvete.
.
Estes são os doces mais consumidos e mais adorados pelos brasileiros, ou seja, sucesso na mesa garantido!
.
– A quantidade exata de bebida que um jantar necessita, sendo com álcool ou sem álcool, é de um litro por pessoa. Portanto, invista nesta regrinha básica para que não falte bebida para todos.
.
Caso sobre mais do que deveria, guarde para consumir durante a semana. Você não se arrependerá!

.
– Além dos sucos, refrigerantes e bebidas com álcool, não se esqueça também das taças com água. Deixe-as sempre disponível.

.

Dicas de como preparar um jantar em família

.
– Invista em pratos que instiguem o paladar, mas com moderação. Os famosos pratos adocicados, que levam frutas em alimentos salgados, mel ou outros tipos de alimentos que fazem a diferença pode ser uma alternativa para incrementar o jantar, saindo do tradicional arroz, feijão e macarronada.

.

Dicas de como preparar um jantar em família

 

– Vale lembrar também que um cardápio admirável é aquele que preza pela praticidade dos convidados. Deixe de fora da sua lista de compras, carnes que contenham ossos, peixes muito espinhosos, pratos que levem muito molho ou aquelas receitas mirabolantes que levam mil e um ingredientes, que no final podem acabar desagradando o paladar das pessoas.

.
Fonte: Imagens Google.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.