Dicas de como fazer compras na internet

O conforto, praticidade e rapidez conquistaram as mulheres e fizeram delas uma das maiores consumidoras na internet.
.
Em apenas um click é fácil comprarmos aquele sapato que é tendência ou até mesmo adquirir o eletrônico dos sonhos, sem sair de casa e com apenas alguns toques no teclado.
.
Porém tanta facilidade pode oferecer alguns riscos à nova faixa de consumidoras que vem liderando a internet e fazendo o chamado “e-commerce” crescer cada vez mais.
.
Algumas atitudes simples podem evitar futuras preocupações e até mesmo fazer com que aquela compra que levaria horas na fila do shopping ser efetuada em alguns minutos e recepcionada em casa, com toda a segurança possível.
.
Para isto, reunimos algumas dicas importantes para você não correr riscos ao comprar pela internet. Fique de olho nas dicas a seguir:

Dicas de como fazer compras na internet
– Pesquise: Analisar bem a loja que você vai fornecer dados pessoais e efetuar uma compra é necessário. Para evitar dores de cabeça, procure sempre conversar com pessoas que já compraram na loja em questão.
.
Visite sites e dê uma olhada no google sobre o que dizem sobre a loja, o produto em evidência. Verifique todas as informações fornecidas no site.
.

– Analisando o vendedor: Se você ainda tem dúvidas sobre a loja em que pretende comprar um produto, acesse o site da Receita Federal e acrescente o nome da empresa.
.
Feito isso, informações como data de registro, endereço, situação cadastral da empresa serão fornecidas ao consumidor.
.
– Preços baratos demais: Desconfie sempre de preços que estão abaixo da meta estimada. Pesquise na internet em diversos sites o valor ideal para o produto e desconfie daqueles que possuem valor baixo demais. Talvez o valor suprido esteja no frete ou em outras formas omitidas.
.

– Livre de hackers: Antes de qualquer compra, verifique se seu computador possui realmente eficiência para fazer este tipo de transição. Quando falamos em eficiência, não se trata sobre agilidade ou potencialidade do computador, mas sim, sobre um computador livre de vírus.
.
Antes de qualquer compra ou até mesmo na rotina, mantenha o computador com um bom anti-vírus e solicite ajuda de especialistas que analisarão a sua máquina, protegendo-a de intrusos. Assim seus dados e suas compras ficarão muito mais seguras.

Dicas de como fazer compras na internet

– Pagamento: Desconfiada ainda com a forma de pagamento? Então opte por pagar um valor baixo por boleto bancário. Assim se algum problema surgir, você pode requisitar um processo nomeado como “chargeback”, em que o cliente pode solicitar o cancelamento da compra.
.
Informe-se sobre as formas de pagamento e cancelamento, se há devolução do dinheiro caso você não queira mais possuir o produto antes de ser entregue. Leia sempre as normas do site e instruções da compra.
.

– Evitando atrasos: Para evitar aborrecimentos com atrasos de entrega, que tal comprar com antecedência? Alguns sites entregam o produto no prazo divulgado, porém, muitas reclamações vinda dos internautas são sobre datas de entrega.
.
Ou seja, previna-se e compre sempre com antecedência, se você quer presentear alguém ou tem algum motivo datado para a compra do produto, procure comprar sempre semanas ou até meses antes. Assim o produto chegará no tempo estabelecido e sem grandes problemas.
.

– Cadeado suspeito: Aquele famoso cadeado verdinho que fica antes da url da página, geralmente é conhecido como o protetor da internet. Muitas pessoas afirmam que quando este cadeado aparece, nota-se que a loja é confiável e os dados fornecidos serão restritos à loja.
.
Engana-se quem acredita totalmente neste cadeado. Muitas vezes o cadeado pode ser importante na confidencialização dos dados, porém não garante a veracidade do site. Portanto, analisar muito bem sobre a loja antes de efetuar a compra é extremamente indicado.

Dicas de como fazer compras na internet
– Dados protegidos: Caso você opte por participar de promoções, fique de olhos bem atentos! Algumas promoções espalhadas pela internet são feitas com o intuito de roubar informações pessoais e futuramente prejudicar o navegante.
.
Não forneça dados como CPF, número de cartão de crédito, número de celular ou endereço.
.
Além de ficarem expostos à desconhecidos com intenções mais desconhecidas ainda, também podem causar uma grande confusão financeira ou pessoal para o internauta. Todo cuidado é pouco!
.
– Expresse opiniões: Você fez uma compra? Está satisfeito com ela? O prazo, forma de regulamento ou processamento da compra foi de seu agrado?
.
Então espalhe a notícia, procure comentar na própria loja para que outros internautas possam saber se realmente vale à pena comprar naquela loja ou adquirir aquele produto.

.
Fonte: G1.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.