Dicas de como evitar pele ressecada

Está chegando a estação mais fria do ano e já começam os ressecamentos. Rachadura nos lábios, poros dilatados e inúmeros cosméticos disponíveis mas que muitas vezes não resultam em pele hidratada.

Esse é um problema comum entre muitas mulheres, que sofrem com os danos causados pelo outono/inverno.

Porém, algumas atitudes podem reverter todo esse sofrimento consequente da época mais fria do ano.

O Nós Mulheres conversou com a dermatologista Daniela Landim, que pôde nos dar algumas dicas do que devemos fazer para evitar o ressecamento da pele, hidrata-la e protege-la de doenças que podem surgir mesmo nesta estação em que o sol se ausenta.

Confira agora a entrevista completa e prepare-se para o inverno da melhor forma, assim não só nesta estação, mas nas outras, sua pele estará ainda mais deslumbrante!:

Nós Mulheres – O que fazer quando a pele apresenta poros dilatados?

Dra. Daniela – O ideal é recorrer à procedimentos específicos. O que eu indico para os meus clientes são procedimentos à laser, peeling de cristal, entre outros. Os cremes normais não funcionam, portanto, o melhor é fazer procedimentos que possam auxiliar a pele neste tipo de caso.

Dicas de como evitar pele ressecada

Nós Mulheres – Quais são os principais sintomas de uma pele ressecada?

Dra. Daniela – Os principais sintomas giram em torno da vermelhidão, ardência, coceira, a pele fica descamada, sem brilho e áspera.

Dicas de como evitar pele ressecada

 

Nós Mulheres – Como evitar as rachaduras nos lábios?

Dra. Daniela – No inverno não é recomendável passar a língua e nem a saliva. Sempre procure usar hidratantes específicos para os lábios que contenham: manteiga de karité e hidratantes que possuam filtro solar em suas composições.

Se a noite o ressecamento insistir em aparecer o aconselhável é usar pomada específica para os lábios que com vitamina E.

 

Nós Mulheres – Como hidratar a pele profundamente no inverno?

Dra. Daniela – Para hidratar de forma profunda, o banho não deve ser muito quente e nem demorado.

Use sempre sabonetes hidratantes e após o banho, distribua uma camada generosa em todo corpo com hidratantes que contenham óleo de semente de uva ou óleo de amêndoa.

 

Nós Mulheres – Quais cuidados devemos tomar para não perder a hidratação da pele?

Dra. Daniela – O principal que posso indicar é realmente evitar o banho quente e demorado. Além disso, hidratar a pele, uma vez ao dia.

Dicas de como evitar pele ressecada

Nós Mulheres – Como conter a oleosidade mesmo em dias frios?

Dra. Daniela – Depende muito o tipo de pele da pessoa. Se a pele for seca, recomendo o uso de sabonetes ideais para o seu tipo de pele. Se a pele for oleosa, utilize sabonetes que controlem a oleosidade.

O mesmo vale para o filtro solar, existem filtros específicos para cada tipo de pele. Para peles secas prefira os filtros solares cremosos ou emulsão.

 

Para peles oleosas, o indicado é filtros solares em gel creme ou loção oil-free. Já se sua pele for muito seca, procure usar hidratantes que possuam antioxidantes em sua formulação.

Dicas de como evitar pele ressecada

Nós Mulheres – O protetor solar é importante mesmo no inverno?

Dra. Daniela – Mesmo no inverno! O foto-envelhecimento é causado pelos raios ultravioletas, aqueles que não vemos. É importante usá-lo todos os dias.

 

Por isso, hoje em dia são acrescentados protetores em bases, para que nós possamos usar todos os dias. Fiquem atentas à este tipo de proteção, já que a ausência dele pode causar envelhecimento precoce, manchas, câncer de pele e outras doenças.

 

Fonte: Dermatologista Dra. Daniela Rocha Landim – CRM:106.025.