Dicas de como economizar no supermercado

Se ir ao supermercado virou um hábito difícil pois acaba pesando no seu orçamento, está na hora de rever algumas atitudes e entender o por quê as compras tornaram-se um problema no seu orçamento.
.
Pequenas mudanças podem render um salário mais justo, quando realmente entendemos aonde falhamos na hora das compras.
.
E para facilitar as compras do mês, o Nós Mulheres buscou saber algumas dicas preciosas com o educador financeiro Reinaldo Domingos, para você economizar e comprar o necessário, fazendo seu dinheiro render e o supermercado não ser mais um problema! Acompanhe:
.
1. Antes de sair para as compras, faça uma verificação geral, um levantamento na despensa, geladeira, prateleiras, para que você anote em uma folha tudo que acabou e a quantidade correta do que você necessita.

.
Por exemplo: Se você necessita de dois kilos de açúcar, ao invés de comprar dois sacos separados, opte por um açúcar que tenha a quantidade exata. Ou seja, nos pequenos detalhes você economiza o seu dinheiro.
.
2. Se alimente bastante para não ficar com fome, na hora da compra. Evitando assim, o consumo desenfreado e desnecessário por gula.
.
3. Se for levar criança ao supermercado, leve só se ela tiver consciência do que você pode comprar e alimente-a para que não compre coisas por impulso e não por necessidade.
.
4. No supermercado compare kilo com kilo, litro com litro, quantidade versus preço. Assim você sai ganhando!
.
5. Priorize sempre produtos com embalagens recicladas, que contribuam com o meio ambiente.

Dicas de como economizar no supermercado

6. Não tenha medo de testar outras marcas, para que você não fique escravo de uma marca, pois assim, você pode acabar conhecendo uma marca que tenha a mesma qualidade da mais cara, porém que o preço seja menor.
.
7. De três em três meses faça uma pesquisa em outro mercado, para analisar e fazer um comparativo. Verifique as promoções, sempre com catálogos em mãos, assim você irá economizar dinheiro.
.
8. Estabeleça um orçamento para o supermercado, de forma clara, para limitar as coisas desnecessárias. Seja disciplinado, comprando somente o que necessitar.

Dicas de como economizar no supermercado


9. Cuidado com datas de validade, pois é importante. Às vezes compramos refrigerante, por exemplo, e não prestamos atenção na data de validade, gerando o desperdício mais tarde.
.
Então fique atento à validade, desta forma, você não perde produto e nem dinheiro.
.
10. Evite comprar no supermercado pães da padaria, pois mesmo custando mais barato, você acaba passando em todos os setores e comprando produtos necessários.
.
Geralmente até esquecemos de comprar o pão por estarmos aguçados com outro produto desnecessário.
.
11. Evite comprar produtos de açougue, padaria, hortifrúti. Ir à feira é mais barato e lá você encontra produtos mais fresquinhos, assim economizando pelo menos 20% da sua renda.
.
12. Tente sempre comprar à vista, evite comprar à prazo pois os juros são exorbitantes.

.
Fonte: Reinaldo Domingos – Educador Financeiro – CRC: 1SP113.639/O1.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.