Dicas de como cuidar das roupas

De nada adianta comprarmos a melhor peça, na melhor loja, com o melhor tecido se não soubermos manusear a peça corretamente, lavar, secar, passar e armazenar.
.
As roupas por mais caras ou baratas que sejam necessitam de cuidados especiais que podem ser vistos até mesmo nas etiquetas, o que poucas pessoas fazem.
.
Mas para que a durabilidade da peça seja prolongada devemos ter em mente que a roupa necessita de cuidados especiais, para que esteja sempre disposta a nos vestir adequadamente.
.
Para auxiliar nos cuidados com a sua roupa, o Nós Mulheres montou um especial com dicas que irão te ajudar a cuidar bem daquela peça que você tanto ama.
.
São atitudes simples, que acabam virando rotina com o tempo, resultando em economia, pois as peças ficarão como novas. Lápis e papel na mão:
.

– De olho na etiqueta: Nela você encontra informações essenciais para o bom manuseio e duração da peça.
.

– Peças íntimas longe do ferro: Por serem feitas com tecidos delicados, indicamos não passar esse tipo de peça para que o tecido não estrague.
.

– Secagem: Após serem lavadas as roupas merecem ser secadas de forma correta. Para isto evite deixá-las expostas ao sol e vento.
.
Apesar de pensarmos que o sol pode ajudar na secagem, ele pode acabar prejudicando o tecido e até mesmo encolhendo, manchando a roupa. Procure sempre deixar em locais com sombra e que sejam arejados.
.

– Facilitando o armazenamento: Assim que retiradas do varal já selecione as que terão que ser passadas e separe-as das demais.
.

– Sem dores ao passar a roupa: Escolha sempre tábuas de passar com pés de borracha, assim não irão deslizar pela casa sob pressão, com tecidos lisos e se possível que alcancem a altura da sua cintura.
.
Assim você não precisa abaixar ou ficar inclinada para passar as roupas, evitando as dores nas costas.
.

– Escolhendo o melhor ferro: O indicado é que toda dona de casa tenha sempre dois ferros. Um que tenha capacidade de temperatura para diferentes tecidos e outro para levar em viagens ou até mesmo para imprevistos, caso o primeiro quebre.
.

– Limpando o ferro: É normal notarmos que o ferro possui resíduos grudados. Para a limpeza e boa manutenção dele, desligue-o da tomada, esperando ele esfriar.
.
Em seguida passe um pano umedecido com sabão neutro e em seguida segue com outro pano macio e seco. Fazendo isto o seu ferro estará sempre limpo e longe de manchas.

Dicas de como cuidar das roupas

– Lavagem: Na hora da lavagem verifique se os bolsos estão vazios. Lave preferivelmente com água fria. Não coloque sabão demais na lavagem. Prefira lavar à mão tecidos mais delicados.

.
Separe as roupas por cor e necessidade conforme a etiqueta, para que não manche ou cause problemas. Lembre-se de não deixar acumular muita roupa suja no cesto e não coloque muitas quantidades de roupas na máquina, pois a potencialidade dela pode diminuir, não fazendo a limpeza profunda desejada.
.

– Tecidos de algodão devem ser lavados antes de todas as roupas, para que não desfie ou prejudique o tecido. Lembre-se que este tipo de tecido é resistente ao ferro, mas exige cuidados por ser fácil de amarrotar.
.

– Tecidos de lã não devem ser expostos à altas temperaturas, desde a lavagem até a secagem, pois podem encolher.
.

– Tecidos de linho necessitam de lavagem à mão por ser mais delicados e não são resistentes à alta temperatura do ferro ou a centrifugação.
.

– Tecidos de seda devem ser lavados com água fria, sendo evitada a centrifugação e temperaturas altas do ferro. Caso queira melhor aproveitamento da peça é recomendável a leitura da etiqueta ou lavagem por profissionais, em lavanderias especializadas.

.
Fonte: Google.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.