Dicas de como armazenar corretamente os alimentos em casa

A qualidade do alimento não se limita apenas na escolha da marca ou no tipo do produto, mas também no modo em que ele é armazenado para depois ser consumido.
.
Diversos tipos de alimentos exigem muitos cuidados e após a compra no supermercado, a cautela no armazenamento é o segredo para quem quer ter sempre comida fresquinha e saborosa na mesa.
.
Além de priorizar a qualidade, a diversos fatores que nos estimulam a guardar corretamente o alimento na geladeira como, por exemplo, as intoxicações.
.
Você sabia que em média 950 crianças adoecem por dia com suspeitas de intoxicação alimentar? Adultos também sofrem desta doença, atingindo um índice de 50 mil casos.
.
A intoxicação alimentar, para quem não conhece, é uma reação do organismo devido à comida ou água contaminada durante o preparo, manipulação ou armazenamento.
.
Portanto, guardar de forma correta a comida, é fundamental para que as doenças gastrintestinais fiquem longe de você e da sua família.
.
O Nós Mulheres preparou algumas dicas de como você deve armazenar os seus alimentos em casa:

Dicas de como armazenar corretamente os alimentos em casa
– Nunca lave a carne antes de guardá-la e mantenha sempre olhos atentos à validade destes alimentos. Geralmente aves podem ser refrigeradas no máximo em dois dias, já os peixes devem ser armazenados na sua geladeira até um dia.
.
– Sabe aquele doce delicioso que você já petiscou, mas, quer guardar para mais tarde? Pois bem, saiba guardá-lo devidamente, jamais deixando a colher dentro ou próximo dele. Isto pode ser um perigo para a sua saúde e o doce pode perder a validade.
.
– Ao comprar ovos, lave-os com água corrente deforma homogênea para que micro-organismos que ficam grudados na casca sejam descartados antes dos ovos serem guardados.

Dicas de como armazenar corretamente os alimentos em casa
Alimentos enlatados merecem cuidados ainda maiores. Ao comprá-los, higienize a lata com sabão e água morna para que as sujeiras sejam eliminadas.
.
E lembre-se: se você for armazenar na sua geladeira algum enlatado, retire o conteúdo da lata, jogue-a fora e armazene o alimento dentro de potes com tampas por até 3 dias.

Dicas de como armazenar corretamente os alimentos em casa
– Frutas e legumes também merecem uma atenção especial quanto ao armazenamento. Saiba lavá-los adequadamente, retirando todas as impurezas e folhas mortas para que não sejam consumidas ou que não estraguem o restante do alimento.
.
Armazená-los em potes ou sacos específicos são ideais para que a validade dure em cerca de sete dias, dependendo do estado do alimento com o tempo.
.
– Não deixe refrigerantes ou cervejas abertas para serem consumidas depois. Esse tipo de atitude pode acarretar uma série de doenças estomacais pela proliferação das bactérias na sua geladeira e em sua bebida. Fique atenta!
.
– Jamais deixe os alimentos encostados nas extremidades da geladeira, pois o ar frio pode estragar o alimento mais rápido.
.
– Aquela janta de ontem ou a torta da festinha passada deve ser descartada após 3 dias. Depois desse período os alimentos perdem as vitaminas e nutrientes, dando espaço à possíveis intoxicações alimentares.
.
– Se você quer que as suas frutas ou legumes permaneçam saborosas e por mais dias, evite cortar e deixar na geladeira os restos.

Dicas de como armazenar corretamente os alimentos em casa
– Para que os seus alimentos não fiquem contaminados com o cheiro do alho ou cebola, armazene-os em potes fechados e separados.
.
– Os queijos devem ser envoltos em uma película de papel alumínio antes de serem guardados na geladeira.
.
– Carnes cozidas também deverão ser armazenadas como auxílio de potes cobertos por papel alumínio.
.
– Verifique sempre se as tampas dos seus alimentos estão bem fechadas, para que cheiros e gostos não se confundam, preservando a qualidade da comida.
.
– Vale lembrar também que a checagem da data de validade dos alimentos deve ser feita frequentemente.

.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.