Dia das mães: Um dia cheio de significados

O dia que hoje é celebrado por muitas pessoas, teve origem através da dor da perda e surgiu da iniciativa de homenagear todas as outras mães.

Dia das mães: Um dia cheio de significados

Annie Jarvin perdeu sua mãe muito cedo e repentinamente, dando inicio à tristeza e depressão em sua vida.

.
Para ajudar Annie à superar a perda e relembrar a importância da sua mãe, as amigas da moça resolveram junto à ela criar um dia especifico para celebrar a mãe falecida de Jarvin.

.

Desde então, o dia criado pelas amigas foi celebrado todos os anos, com o objetivo de manter acesa a vida e o amor de Annie pela mãe.

.

Mas, Annie não quis apenas comemorar o amor por sua mãe, mas quis também que todos os outros filhos pudessem assim como ela, celebrar a existência de suas mães, vivas ou mortas, tentando oficializar a data pelo mundo.

.

A partir dai a ideia de homenagear as mães se estendeu pelos Estados Unidos, até que em meados de 1914 o presidente Woodrow Wilson, oficializou o dia 9 de Maio.

Dia das mães: Um dia cheio de significados

Mas não foi só nos Estados Unidos que a homenagem prosseguiu.

.
No século XVII, as autoridades da Inglaterra passou a dedicar o quarto domingo de Quaresma, às mães operárias, dando folga à elas para que pudessem passar o dia com suas famílias.

.

O “Mothering Day” tornou-se então, o dia dedicado às mães inglesas, que com um bolo eram festejadas por sua importância na humanidade.

.

Já no Brasil em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou esta data tão celebrada pelo mundo, para que as mamães brasileiras também pudessem ter seu destaque e um dia especial para receber as devidas homenagens dos seus respectivos filhos.

.

O segundo domingo de Maio então, passou a ser o Dia das Mães no Brasil. Um dia celebrado não só por outros países, mas também pela nação brasileira.

.

Não importando qual dia é o dia das mães no mundo, seja nos EUA, na Inglaterra ou no Brasil, o dia das mães é celebrado por todos aqueles, que dedicam-se à aquelas que deram origem a histórias e vidas.

Dia das mães: Um dia cheio de significados

O dia que passou a ser das mulheres que dão luz à humanidade, tornou-se conhecido mundialmente e sendo mais tarde um dia em que o comércio influenciou muitos à lembrarem desta data como uma data de se comprar presentes.

Dia das mães: Um dia cheio de significados

Porém, não há estudos que comprovem que um presente pode trazer o sorriso daquela que passou parte da vida a cuidar e a zelar outro ser humano.

Dia das mães: Um dia cheio de significados

Mas mesmo assim, quando Annie quis homenagear a sua mãe já falecida e todas as outras existentes, ela passou a enviar cravos para as maes que frequentavam uma igreja local.

.
Pois para ela o cravo simbolizava a pureza da maternidade, o amor em que nos é dado no inicio de nossas vidas, a caridade que transborda no peito e a beleza que só elas tem.

.

Essa tradição de aconchegar as mães com palavras, homenagens e até mesmo presentes, prolongou-se através do tempo, ano após ano, chegando até nossas histórias.

Dia das mães: Um dia cheio de significados
Quando começamos a rascunhar nas escolas ou em casa, aprendemos a desenhar nossa família, porém quem tinha maior destaque era ela, nossa mãe.

.
Ou quando aprendemos que homenagens podem ser feitas com cartões de papel colorido por nos mesmos, artesanatos ou com uma cantiga no festival da escola, em que as mães tinham lugares vips.

Dia das mães: Um dia cheio de significados

Os presentes que damos por todos os anos de nossas vidas, traduzem o nosso amor, porém a forma que tem ingresso fácil ao coração das mães é o carinho dado à elas não só em um dia oficializado pelas autoridades, mas nos dias que acordamos e somos presenteados com suas presenças. Nos dias que não são oficiais mas naturalmente são delas.

.

As mulheres que cuidam, que aconselham, que dão carinho, força ou até mesmo o colo nos dias ruins.

.

Aquelas que nos criaram ou não, aquelas que nos mostraram o significado de amor, muito antes de acharmos que ele só tem sentido em relacionamentos.

Dia das mães: Um dia cheio de significados

Ser mãe é uma tarefa que algumas mulheres ganham, para seguir por uma estrada em que os caminhos do amor e do carinho ensinam a criar e fazer viver uma nação.

.

Os primeiros passos, as primeiras falas, o primeiro banho, o primeiro conselho, os primeiros anos e sorrisos sao acompanhados e ensinados por elas, que transformam-se desde o inicio da maternidade mestres do ensino da vida.

.

Mesmo com seus erros e defeitos, assim como todos os seres humanos, elas arriscam suas vidas ao dar o melhor aos seus filhos, sem medo de anular seus objetivos para isto, já que seus objetivos viram um, ao olhar na sala da maternidade o rosto que acolheu no ventre.

Dia das mães: Um dia cheio de significados

Todas as mães, com suas idades mais diversas, maes de sangue ou de peito, maes vivas ou falecidas, maes trabalhadoras, maes sofridas, maes solteiras, maes queridas, ou mesmo aquelas que hoje sao esquecidas pela vida e pelos filhos, no mundo ou nos cantos, todas as maes hoje ganham um dia oficial, porém o que pode ser ainda mais importante que uma data simbólica, é ganhar hoje e a qualquer momento seu abraço, seu olhar, seu carinho em retribuição à luta que travaram com a vida, para fazer crescer mentes e corações, preparando-os com um sorriso ou um beijo na testa ao ir para a escola.

.

Encorajando seus filhos a vida que espera.

.

Não importa a relação que temos atualmente ou conquistamos com nossas maes, o que importa é que no coração delas não há dia ou hora para receber um agradecimento à luz que trouxeram muitas vidas.

.

Hoje, amanhã e em muitos outros dias é o dia das mães e mulheres que ainda serão instrumentos divinos de conexão com a vida.

Dia das mães: Um dia cheio de significados

Aproveite o hoje para homenagear e dar carinho à quem te deu não só carinho, mas a vida.

.

Aproveite os minutos de hoje para agradecer, por estar e ser quem é, pela paciência e atenção, pelo carinho e dedicação que nelas tem de sobra, para criar mais vidas e mostrar ao mundo que a palavra mãe é sinônimo de amor.

.

Feliz dia das mães!

.

Por: Jornalismo Nós Mulheres.