Ao chegar numa empresa nova, onde ninguém te conhece, a primeira impressão é a que fica. Isso revela a importância de você saber tomar alguns cuidados básicos sem perder a sua naturalidade no momento em que é entrevistada.

Se você fosse oferecer uma vaga de emprego para uma mulher que estivesse com o cabelo feio e com a unha quebrada e mal feita, o que pensaria? Mesmo que seja apenas naquele dia, essa mulher poderia passar a imagem de ser desleixada e os outros associariam isso à falta de energia ou vitalidade, por exemplo. E assim pode perder um ponto forte já logo de cara. Mas, para isso não acontecer, vamos dar dicas simples e fazer você conseguir alcançar um novo objetivo com mais segurança e sucesso.

1- Roupa: Em primeiro lugar, você deve se sentir confortável. Uma calça social básica e uma blusa ou camisa básica podem te ajudar a ser neutra. Escolha um sapato bonito e discreto. Você deve chamar atenção pelas suas qualidades e não porque parece uma árvore de Natal.

2- Pontualidade: É imprescindível chegar no horário combinado. Para quem mora em cidades grandes como São Paulo saia de casa com muita antecedência. É melhor pecar pelo excesso nesse caso. Lembre que a pessoa responsável pelo cargo tem outras coisas para fazer além de te esperar o dia todo.

3- Aparência: As unhas devem estar feitas, com um esmalte bonito e que te agrade. Unhas quebradas no meio, com peles para fora e sujas são inaceitáveis. Cabelo sujo, despenteado, metade de uma cor e metade da outra (porque você não teve tempo de pintar) podem causar uma má impressão em quem vai te entrevistar.

4- Assunto: Antes de sair falando muito, escute, tente entender como essa pessoa é e o que ela quer de você. A partir daí, fale sobre o que você tem domínio. Dê exemplos concretos sobre suas realizações profissionais sempre que houver uma oportunidade. Pessoas que tem referências e estão informadas sobre as atualidades nunca ficam sem assunto.

5- Sobre você: Seja sempre objetiva e segura. Não gagueje o tempo inteiro. Tente falar num tom nem baixo e nem muito alto. Articulação é uma qualidade necessária para qualquer profissão nesse mundo.

6- Piadas: Uma descontração é sempre bem-vinda. Mas, tome cuidado com piadas. Hoje nós estamos muito acostumadas a sair falando o que pensamos. O mundo corporativo nem sempre enxerga isso com bons olhos. Ser agradável e engraçada é diferente de ser inconveniente.

7- Postura: Seja você mesma. Cuidado só para não ficar muito corcunda ou jogada numa cadeira. Encontre uma posição que você pareça muito à vontade (mesmo que esteja nervosa).

8- Gíria: Evite ao máximo. As gírias podem comprometê-la. Para isso, pense antes de falar. Não fale nada que você não pensou. Tome o seu tempo.

9- Fazer perguntas sobre a empresa: Converse sobre o que sabe da empresa. Mostre que você estudou e sabe como funciona a companhia. Mas, ainda assim perguntar algumas coisas técnicas mostra interesse da sua parte.

10- Assepsia: Ande sempre com uma bala, um desodorante, um perfume. Até para você se sentir bem consigo mesma. Preocupação com a higiene é bom em qualquer
lugar.

Por: Natália Marques