Dever de casa: Qual o papel dos pais nessa hora?

É durante o dever de casa que seu filho terá a chance de concretizar ainda melhor o que aprendeu em sala de aula, mas como deve ser o ambiente? Será que você pode dar uma ajuda se ele pedir? Como saber se ele está conseguindo compreender as aulas? 

Essas dúvidas sempre existiram e se você está passando por esse momento agora, vale a pena conferir algumas dicas que preparamos para te ajudar nesse momento tão importante para o aprendizado do seu filho.

Dever de casa: Qual o papel dos pais nessa hora?

1 – Estipule horário e local.

É de fundamental importância que seu filho tenha um lugar especifico para fazer os deveres.

Uma mesa limpa (nada de alimentos ou brinquedos para atrapalharem), uma cadeira confortável que o deixe em uma posição adequada e os materiais necessários são itens que você precisará conferir.

O lugar também precisa ser bem iluminado e de preferência silencioso. Televisores ligados, gente falando por perto podem tirar a concentração da criança.

A rotina é fundamental, para isso estipule o horário para fazer as lições, sempre levando em conta que a criança deve estar bem alimentada e sem sono, para isso prefira os horários após as refeições e não muito de noite.

Quebrar a rotina é normal, se um dia ou outro for necessário mudar os horários não precisa se preocupar. Apenas explique para a criança os motivos para a mudança de rotina naquele dia.

Dever de casa: Qual o papel dos pais nessa hora?

2 – Ajudar! Mas na medida certa.

Pergunte se a criança está conseguindo fazer o dever, se tem alguma dúvida. Isso servirá para você observar se seu filho está conseguindo compreender as aulas.

Se ele pedir ajuda, ajude! Mas nunca respondendo por ele. Peça para ele observar os exemplos do livro ou do caderno, ajude-o a pensar sobre o assunto, mas permita que ele chegue as próprias conclusões.

Estimule-o a revisar o dever quando terminar, isso o ajudará a compreender melhor e conseguir achar os próprios erros.

dever-de-casa-qual-o-papel-dos-pais-nessa-hora-2

3 – Faça tarefas parecidas.

Na hora em que seu filho estiver estudando, procure não ficar assistindo TV ou fazendo atividades que ele preferiria fazer.

Esse é o momento certo para fazer a lista do mercado, dar uma olhada no orçamento ou colocar no papel algumas ideias ou anotações.

Dever de casa: Qual o papel dos pais nessa hora?

4 – Veja se a lição foi corrigida.

A correção é de fundamental importância e vale muito a pena fiscalizar isso.

Dar os parabéns pelos acertos é também um ponto fundamental, e em casos de erros pergunte ao seu filho se ele compreendeu porque errou. Em caso negativo, peça-o para pedir ajuda ao professor.

Fonte: Educarparacrecer.com