Cuidados com a maquiagem que evitam irritações ou alergias na pele

Maquiagem é considerada um dos itens fundamentais e mais querido pelas mulheres, já que através dela podemos esconder imperfeições e criar visuais diferentes que realçam ainda mais a nossa beleza.
.
A mania feminina que traz a maquiagem pode trazer diversos benefícios às mulheres, porém, se não manuseados e adquiridos com cuidado os itens de maquiagem podem trazer sérios problemas à nossa pele.
.
Para evitar irritações, alergias, entre outros problemas comuns, preparamos algumas dicas para você saber quais cuidados ter ao aplicar, comprar e manter a maquiagem. Desta forma, fique longe de bactérias e sujeiras, deixando a pele saudável e sempre bonita, confira:

Cuidados com a maquiagem que evitam irritações ou alergias na pele
.
1. A limpeza dos pincéis é fundamental para que as bactérias e sujeirinhas que acumulam neles não sejam transferidas à sua pele, causando futuramente alergias ou problemas de pele.
.
2. Se você for adepta das esponjas para aplicar a sua maquiagem, a dica é trocá-las mensalmente. Por conterem leves furinhos, as esponjas acumulam bactérias e sujeiras.
.
3. Aponte os seus lápis de olhos e boca ao menos uma vez por semana para que resquícios de sujeiras não fiquem grudados na ponta deles, passando para a sua pele.
.
4. O ideal para que você jamais sofra com problemas de pele ocasionados por maquiagem, é que você consulte sempre uma dermatologista antes de adquirir um produto novo e renove os seus cosméticos em um período trimestral para que irritações passem longe do seu rosto.
.
5. Verifique sempre o prazo de validade dos seus cosméticos, assim você evita de usar um produto vencido causando uma alergia mais grave na pele.

Cuidados com a maquiagem que evitam irritações ou alergias na pele
.
6. Jamais passe a sua maquiagem quando estiver no carro ou em algum veículo em movimento. Os lápis, por exemplo, são de grande risco para quem quer se maquiar andando.
.
Uma vez aplicados, além de borrar você pode perfurar a sua pele com os utensílios que você utiliza para manuseá-los.
.
7. Além das dermatologistas, outros médicos também alertam para os riscos que uso compartilhado de maquiagem pode causar.
.
Esse tipo de compartilhamento pode lhe trazer doenças que você não tinha e até mesmo conjuntivite. Utilize sempre a sua nécessaire, portando-a dentro da bolsa de forma individual, evitando riscos e traumas à pele.
.
8. Guarde sua maquiagem em ambiente natural, não expondo à temperaturas demasiadas que façam ferver ou estragar o produto.
.
9. Se você quer experimentar um produto novo, uma marca nova, o indicado é que você teste minutos antes da aplicação no rosto, no seu antebraço para que você saiba se você é alérgica ou não à pigmentação e produtos contidos na maquiagem escolhida.
.
10. Não durma com o rosto maquiado, esta é uma dica antiga, porém que ainda se aplica aos dias de hoje.
.
Por conter produtos pesados, as maquiagens podem fazer mal à nossa pele enquanto dormimos, como por exemplo, fechar os poros evitando que a pele respire ou adiantando o envelhecimento precoce.

Cuidados com a maquiagem que evitam irritações ou alergias na pele
.
11. Opte sempre por produtos que sejam clinicamente testados e aprovados por especialistas, assim você não correrá o risco de adquirir irritações repentinas na pele.
.
12. A dica de ouro é sempre escolher marcas que já possuem tradição no mercado e que possuam bons comentários dos consumidores.
.
Para verificar este tipo de informação, utilize a internet à seu favor e pesquise antes mesmo de comprar aquele produtinho que você jamais havia usado.
.
13. Já possui tendência a ter alergias? Então o ideal é que você procure sempre por produtos hipoalérgicos, assim você terá mais tranquilidade na aplicação e efeito da maquiagem na pele, livrando-se das coceirinhas desnecessárias.
.
14. O seu rosto apresenta bastante oleosidade? Compre apenas produtos indicados à este tipo de pele. Entre esses produtos específicos estão os minerais, em pó ou oil free.
.
15. É comum algumas mulheres sentirem irritação nos olhos. Para evitar este tipo de problema, tenha em mente que o uso diário de lápis de olho na parte interna dos olhos não é o ideal.
.
Deixe a pele respirar, procure diversificar a maquiagem não passando todos os dias lápis nesta região.
.
16. Tampar bem os produtos ajuda a evitar que as bactérias que ficam soltas pelo ar adentrem no potinho do cosmético.

Cuidados com a maquiagem que evitam irritações ou alergias na pele
.
17. Prefira os produtos que contenham em sua composição filtro solar. Além de ficar bela, você também previne doenças de pele causadas pela exposição demasiada do sol.
.
18. Utilize um nécessaire para transportar a sua maquiagem. Se elas ficam soltas dentro da bolsa, podem quebrar, dando espaço às bactérias.
.
19. Ao aplicar a maquiagem note sempre a consistência, cheiro e aparência que ela traz à sua pele. Se você perceber algo diferente ou estranho, não hesite, jogue fora e não utilize mais produtos da marca.

.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.