Crise no relacionamento: Saiba como lidar com esta fase!

Chega uma certa fase do relacionamento, que segundo diversos especialistas, pode acontecer à temível crise.

.
Brigas constantes e decepções são alguns pontos que são frequentes quando a crise realmente resolve balançar as estruturas da relação, mas, qualquer crise ou briga pode ser solucionada, já que o amor é o sentimento que o une o casal, até mesmo em dias ruins.

.
Em busca de entender mais o por que desta famosa “crise” em que muitos relacionamentos passam, o Nós Mulheres conversou com a psicóloga Milena Frankfurt que nos explicou alguns motivos desta fase e nos deu dicas de como amenizar a situação, trazendo de volta o amor, carinho e respeito que o casal conquista no início da relação. Acompanhe:

Crise no relacionamento: Saiba como lidar com esta fase!

 

Nós Mulheres – Como saber se o relacionamento está em crise?

.
Psicóloga Milena Frank – A falta de comunicação entre um casal é um dos indícios de que algo não vai bem. Quando as conversas (mesmo as mais simples) sempre terminam em brigas, ou somente um dos parceiros se impõe na tomada de decisões relativas ao casal ou aos filhos é sinal de que a relação está sendo unilateral, provocando ressentimentos, raiva, e outros sentimentos negativos em um dos companheiros.
.

Nós Mulheres – Como contornar as brigas?
.
Psicóloga Milena Frank – Na verdade é preciso encarar “de frente” o motivo que levou à briga, tentando buscar soluções que agradem os dois. O grande problema é que é realmente difícil em algumas situações agradar ambos.
.
Mas acredito que quanto mais se “contorna” os problemas, mais difícil fica no futuro resolve-los, pois a tolerância em relação a eles vai ficando menor, o que geram atitudes “explosivas” de um ou dos dois parceiros e conseqüentemente mais brigas.

Crise no relacionamento: Saiba como lidar com esta fase!

Nós Mulheres – Por que os casais brigam tanto?
.
Psicóloga Milena Frank – Existem muitos motivos que podem levar as brigas.
.
Hoje em dia com a grande demanda de informações e compromissos que as pessoas têm, a dinâmica do casal pode acabar sendo influenciada por estes aspectos.
.
As prioridades de cada um podem mudar o que com certeza acaba gerando descontentamento em algum momento.

Crise no relacionamento: Saiba como lidar com esta fase!

Nós Mulheres – Como reatar o amor e minimizar os problemas?
.
Psicóloga Milena Frank – Acredito que no relacionamento com o outro é muito importante exercer a capacidade de ceder com o objetivo de ter uma melhor convivência.
.
Mas enfatizo que os dois precisam exercer esta atitude. As vezes a rotina desgasta o relacionamento do casal, o deixando monótono, para mudar isso é necessário ter atitudes inovadoras com o objetivo de surpreender o outro e reacender o sentimento do inicio da relação.
.
As vezes coisas muito simples podem ajudar, como por exemplo olhar o álbum de fotos do casamento juntos, relembrar bons momentos, etc.
.

Nós Mulheres – Quando é a hora de dar um tempo ou terminar o relacionamento?
.
Psicóloga Milena Frank – Existem vários motivos que podem levar ao termino de um relacionamento : mudança de prioridades, falta de comunicação, pouco companheirismo, não compartilhamento dos problemas, e pouca afetividade na relação.
.
Mas independente de qual razão for, quando há o sofrimento psíquico de um dos componentes é preciso rever a relação pois esta pode estar causando mais prejuízos emocionais do que aspectos positivos e ganhos para o casal.

Crise no relacionamento: Saiba como lidar com esta fase!


Nós Mulheres – Crise no relacionamento é sinônimo de traição?
.
Psicóloga Milena Frank – Não necessariamente. A traição pode ser uma conseqüência de que algo não anda bem na relação do casal.
.
Quando a insatisfação atinge o nível físico, emocional, sexual é comum um dos componentes buscar outra pessoa para suprir estas necessidades.
.

Nós Mulheres – Existe algum tipo de tratamento para amenizar a crise?
.
Psicóloga Milena Frank – O casal pode tentar buscar sozinho a solução para seus problemas. Porém muitas vezes é necessário o auxilio de uma pessoa de fora para tentar ajudar a melhorar a dinâmica.
.
Nestes casos é importante procurar um terapeuta de casal com o objetivo de diminuir o sofrimento psíquico que está causando os conflitos e buscar soluções para uma melhor convivência. Além disso, na terapia são trabalhados aspectos como auto-estima, auto-confiança, diálogo, etc.
.
A terapia pode ser individual ou de casal, dependendo da necessidade do casal. Em ambos os casos acredito ser benéfica para diminuir ou amenizar os conflitos e crises na relação.

Crise no relacionamento: Saiba como lidar com esta fase!


Nós Mulheres – Quais atitudes os casais devem tomar no dia-a-dia?

Psicóloga Milena Frank – Uma atitude importante é a do casal se conscientizar que existe um problema atrapalhando a relação. Feito isso é importante que cada um deles se aproprie da sua parte neste problema, e não jogar o culpa toda no outro.
.
Juntos podem ir buscando soluções para uma melhor convivência, desde o problema mais simples até os mais complexos.
.

Fonte: Psicóloga Milena Frank – CRP: 06/ 98249 (www.opsicologo.com.br)
.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.