Se a conversa com o seu chefe ou uma entrevista de emprego te faz temer é sinal de que a timidez pode estar prejudicando o seu desempenho profissional.
É comum as pessoas sentirem timidez em alguns casos da vida, porém no quesito profissional aquelas que se destacam e ocupam cargos importantes dentro de uma empresa, na maioria das vezes são aquelas que sabem expressar suas idéias, valores e comunicam-se bem com os colegas de trabalho.
A timidez assim como a fofoca e a indisposição, pode ser um fator de risco à sua vida profissional, já que atualmente os profissionais mais requisitados são aqueles que não temem e nem recuam em nenhuma circunstância.
Portanto, se apresentar aquele projeto ao resto do escritório ou falar em voz alta em uma dinâmica de grupo proporcionam medo e recolhimento a você, está na hora de rever as suas atitudes e praticar o desapego da timidez.
Ao questionarmos o coaching de carreira Lácio A. da Silva sobre o quanto a timidez pode atrapalhar uma carreira, pudemos notar que este sentimento pode te deixar mais distante daquela tão sonhada promoção
[quote]“Em minha experiência de mais de 20 anos em gestão de pessoas, já vi, com tristeza, muitos profissionais com excelente qualificação, ótima formação acadêmica, e grande potencial profissional, mas suas carreiras não decolam por conta da timidez e por se portarem de maneira retraída no ambiente de trabalho.” [/quote]
comenta Lácio.
O mesmo pode acontecer na entrevista de emprego. Ao demonstrar timidez, o candidato passa insegurança aos recrutadores, tornando a oportunidade em um verdadeiro desastre
[quote]“Na entrevista, o quesito timidez é o que mais prejudica bons candidatos. Mesmo com uma boa formação escolar e com ótimo potencial para a vaga em questão, se o candidato apresentar timidez excessiva, e conforme o perfil da vaga pleiteada, estará fatalmente excluído do processo seletivo.”[/quote]
alerta o coaching.
Com isto, passa a ser claro que devemos analisar até que ponto a timidez pode estar freando o crescimento da nossa carreira na empresa.
Por muitas vezes, imaginamos que o cargo nunca será nosso ou algo do tipo, mas esta atitude só demonstra o quanto a timidez está afetando diretamente o desenvolvimento na empresa
[quote] “Se você vê seus colegas ocupando aquelas oportunidades que naturalmente seriam suas, quando a chefia estabelece uma comunicação mais fluida com seus parceiros ao invés de você ou mesmo quando você se sente “encostado” ou frustrado em suas expectativas no seu trabalho e na empresa, são fortes sinais de que a timidez pode estar prejudicando sua carreira.”[/quote]
comenta o consultor de carreira.
Além desta avaliação, pequenas atitudes diárias podem fazer a diferença e ressaltar as suas qualidades profissionais. Para isto, selecionamos cinco dicas para que você possa dar adeus de vez a timidez no trabalho:
[divider]
[dropcap]1.[/dropcap] Ouça atentamente tudo o que o chefe, cliente ou colega de trabalho está dizendo. Esta habilidade envolve ouvir as palavras, observar os gestos, a expressão do rosto, o movimento dos olhos, as intenções ocultas na comunicação, ou seja, ouvir o que ele está falando e sentir o que está sendo comunicado;
[divider]
[dropcap]2.[/dropcap] Aproveite as “deixas”, os argumentos e tudo o que o outro disse, para fundamentar melhor sua comunicação. Estudar o assunto previamente, preparar seus próprios argumentos também ajudarão a conquistar mais confiança naquilo que será dito;
[divider]
[dropcap]3.[/dropcap] Aproveite todas as oportunidades que encontrar, seja em reuniões, apresentações ou no dia-a-dia do trabalho para tentar se expor mais. Assim a prática te ajudará a vencer as suas próprias barreiras internas;
[divider]
[dropcap]4. [/dropcap]Você pode treinar em casa mesmo. Aproveite os almoços e reuniões em família, e as oportunidades em casa para se expor mais. Lembre-se: Quanto maior o treino, maior o resultado;
[divider]
[dropcap]5.[/dropcap] Procure cursos e treinamentos específicos em comunicação e liderança. O trabalho de Coaching é muito eficiente para o problema de timidez, pois buscará diversas oportunidades para que os limites e barreiras internas sejam vencidos e você tenha uma comunicação mais eficiente, tanto no trabalho como na própria vida;
Os profissionais que dominam a comunicação conseguem resultados muito superiores aos seus colegas e o sucesso é sempre garantido.
Desta forma, se você se considera uma pessoa tímida, seja no ambiente de trabalho ou fora dele, procure vencer isso o quanto antes, para que as portas do sucesso se abram para você também.
Fonte: Coaching de Carreira – Lácio A. da Silva – www.atenascoaching.com.br – (11) 98698-0047
Deixar um comentário