Como lidar com crianças consumistas?

A televisão e a internet viraram o alvo mais procurado por empresas que desejam alcançar diversos públicos com o objetivo de vender seus produtos.

Um dos públicos mais visados nos meios atuais, são as crianças, elas por serem mais atentas aos comerciais, telespectadoras e internautas mirins assíduas, tendem a ser um alvo em que as empresas investem mais.

Nos intervalos dos desenhos, por exemplo, lojas de brinquedos apresentam suas últimas coleções de barbies e bonecos, já as lojas de doces aproveitam este momento que os baixinhos estão à frente da televisão ou no carregamento de algum jogo na internet, para encantarem e fazerem desejar as guloseimas.

Diversas estratégias são aplicadas sob as crianças, tornando elas uma massa consumidora desde cedo. Mas como driblar as manhas, os chorinhos e os pedidos intermináveis de produtos cada vez mais caros e na moda?

Como lidar com crianças consumistas?

Pais e mães estão passando por esse problema nos dias de hoje, tudo pois as crianças estão virando pequenos consumistas em que querem sempre o brinquedo anunciado, para mostrar aos amiguinhos ou dizer que tem, sem se quer ter noção do valor do objeto que mais tarde será substituído por outro que o mercado lançar.

Cabe aos pais tomarem decisões na hora da compra de presentes sem motivos, o chamado ‘espírito consumista’ é dominado pelas crianças que sabem conquistar os pais com algum tipo de drama que os comovem à comprar o que querem e quando querem.

Saber dizer não, é um dos passos fundamentais para a família que quer reeducar seus filhos, afastando eles do consumismo excessivo e desnecessário.

Como lidar com crianças consumistas?

A conversa como parte integrante de toda educação, também é importante para mostrar ao pequeno a importância dos brinquedos que ele já tem.

O mesmo cabe aos adolescentes, que são envolvidos pelos comerciais de eletrônicos que cada vez mais inovam, tornando aquele comprado mês passado, um objeto inútil.

O consumo consciente deve ser transmitido de forma clara e objetiva às crianças, de forma que elas entendam e saibam escolher o que é realmente necessário comprar.

Como lidar com crianças consumistas?

Comece a economizar e acabar com o consumismo que as empresas impõe aos seus filhos, comprando presentes apenas em datas comemorativas como a: páscoa, natal, aniversário, dia das crianças, entre outras datas significantes.

Outra forma de fazê-los entender a importância de um consumo saudável é organizar mensalmente uma mesada fixa, no qual ele deve administrar a quantia dada e se ela acabar antes do fim do mês ele entenderá que gastou mais que o planejado pelos pais.

Como lidar com crianças consumistas?

Fuja do consumismo excessivo que está tomando conta da maioria das crianças, afinal a felicidade não está relacionada ao objeto da moda e sim às coisas mais simples da vida.

Por: Jornalismo Nós Mulheres.