Como explicar ao seu filho como ele nasceu

Muitas vezes os pais não estão prontos para responder aquelas perguntas mais complexas dos filhos quando estas aparecem, muitos gaguejam e não sabem qual é modo certo de responder. 

Uma das temidas perguntas pelos adultos é quando a criança questiona como que ela nasceu, como foi que ela foi parar na barriga da mãe ou mesmo como que ela saiu de lá.

Como explicar ao seu filho como ele nasceu

Essas perguntas, embora temidas, são comuns e uma hora chegam e para saber o jeito certo de responder devemos entender que muitas vezes a criança não tem carregado um conteúdo sexual na pergunta, ela apenas quer saber a história dela.

Então, os pais devem ter a sensibilidade de satisfazer a curiosidade da criança naquele momento, tentando entender o que realmente ela quer saber.

Como explicar ao seu filho como ele nasceu

Por exemplo, muitas vezes quando uma criança pergunta como ela nasceu, se os pais responderem apenas que ela veio da barriga da mamãe, ela já se satisfaz com isso.

Mas se perguntas a mais viram, significa que a curiosidade já é outra, ela quer saber além disso, então cabe aos pais entenderem o quanto a criança já sabe e o quanto ela quer saber, para que assim eles possam dar a resposta certa de acordo com a idade do filho.

Como explicar ao seu filho como ele nasceu

“A pergunta denuncia uma inquietação da criança e precisa ser esclarecida. Mesmo que seja um assunto difícil, como a morte, os pais têm de encontrar uma maneira de responder sem enganá-la, contornando o que acreditam que não pode ser dito. A verdade apazigua o espírito do pequeno”, explica a psicanalista infantil Anne Lise Scappaticci ao portal Abril.

Por isso responder de forma natural irá ajudar a criança a compreender naquele momento e a entender que nas próximas dúvidas ela poderá recorrer aos pais novamente, gerando a confiança tão desejada na relação pais e filhos.

Créditos: Portal Abril.