Como evitar cravos e espinhas

Mesmo após a adolescência é comum notarmos mulheres com cravos e espinhas no rosto. Porém, esse problema que é comum não só nos jovens, mas principalmente em mulheres, devido os cosméticos utilizados e pele oleosa, pode ser resolvido se tratarmos adequadamente a pele ao longo do ano.
.
Mas cuidar de uma pele que já apresenta espinhas ou preveni-la contra essas marquinhas indesejáveis não é uma tarefa fácil, pois, exige disciplina quanto aos cuidados à serem tomados no dia-a-dia.
.
Para entendermos melhor como nos prevenir e cuidar desse problema tão comum, conversamos com a dermatologista Daniela Landim que pôde nos dar algumas dicas. Vamos conferir?:

Como evitar cravos e espinhas


Nós Mulheres – Por quê temos cravos e espinhas?
.
Dra. Daniela – O aparecimento da acne começa quando o cravo aparece. O cravo já é o início da doença acne. Ele aparece devido uma alteração hormonal.
.
Quando estamos em períodos de menstruação você tem uma hiper hidratação do folículo aumentando a oleosidade, logo, fazendo quadros agudos de acne.
.
Hoje em dia as dietas restritivas de leite e derivados de leite apresentam melhoras na acne, mas ainda os estudos estão sendo feitos, em desenvolvimento.
.
Nós Mulheres – Existe algum motivo que explica o aparecimento de cravos e espinhas?

.
Dra. Daniela – O aparecimento de cravos e espinhas acontece por causa da alteração hormonal e geralmente pessoas estressada tem acne. Ou seja é devido uma alteração 99% hormonal.

.
Nós Mulheres – Como evitamos os cravos?
.
Dra. Daniela – A partir do momento que você já tem o cravo, você tem que usar produtos seboreguladores. Que contém retinoides, ácido salicílico, enxofre, todos esses produtos controlam o excesso de oleosidade para a pele.

Como evitar cravos e espinhas


Nós Mulheres – Como evitamos as espinhas?

.
Dra. Daniela – Existem tratamentos via oral para acne e são tratamentos definitivos.
.
Para evitar as espinhas, a pessoa deve usar produtos que controlem a oleosidade, porque se não mais tarde esta pessoa irá precisar recorrer à tratamentos definivos e algumas coisas que irão fazer essa correção.
.
Nós Mulheres – Até que idade os cravos e espinhas aparecem?

.
Dra. Daniela – Aparecem a partir da adolescência e podem aparecer também em adultos, principalmente em mulheres com a acne cosmética, pós-corticoide.

 

Como evitar cravos e espinhas

Nós Mulheres – Como podemos identificar se a espinha é comum ou se já está na hora de procurar um tratamento específico?

.
Dra. Daniela – Se após o cravo aparecer uma espinha, você tem que procurar um dermatologista. Enquanto a pele apresenta o cravo você pode ir tratando com filtro solar em gel e produtos anti-oleosidade.
.
Já se a pele apresenta espinhas, ou seja, uma lesão infectada por bactéria, ai a pessoa terá que usar antibióticos, dependendo do que o medico determinar.

.
Fonte: Dermatologista Dra. Daniela Rocha Landim – CRM:106.025
Por: Jornalismo Nós Mulheres.