Como estudar para os concursos

Um concurso bacana surgiu, mas a preguiça, falta de tempo, distrações e dúvidas sobre o que e como estudar passam a dominar a mente da maioria dos concursados.

Foco e planejamento são estratégias para quem pretende passar com sucesso no concurso, mas na prática parece que tudo muda.

O filho pede atenção a todo momento, trabalhos extras do serviço preenchem boa parte do dia, entre outros afazeres roubam a cena prejudicando os estudos.

Como estudar para os concursos

Segundo a consultora em concursos, Lia Salgado, do G1, determinar horários fixos e diários para os estudos é primordial para ter disciplina e alcançar o objetivo.

Dentre os horários estabelecidos, a consultora afirma ao portal que as matérias devem ser dividas para quem a cada dia um assunto seja estudado em profundidade.

Mas e se a preguiça, sono, cansaço surgir?

Como estudar para os concursos

O ideal é que cada pessoa descubra primeiramente a forma mais eficaz que ela aprende determinado conteúdo e a partir daí aprofundar os estudos através de livros, textos e também de exercícios.

Lia afirma que os estudos passam a ser entediantes quando caem na monotonia, sendo assim, um grande vilão para a concentração.

A consultora indica que os exercícios tornem-se parte da rotina de estudos, para que o candidato passe de estudante passivo para ativo.

Como estudar para os concursos

Outra boa dica para não errar na hora de estudar é ter um espaço específico para os estudos.

Mesa, cadeira confortável e local sem distrações são peças fundamentais para que os estudos sejam concluídos.

Evite estudar em locais que tenham barulhos, como TV e rádio, que possam fugir da concentração exigida.

Buscar materiais de apoio, por exemplo, fazem também parte da estratégia de muitas pessoas que preferem algo além do comum.

Como estudar para os concursos

Banca de jornal e até mesmo a internet possuem bagagem extra para aprimorar ainda mais o conteúdo visado pelo concurso.

O último alerta trata-se sobre o controle do tempo.

Não comece a estudar o conteúdo do concurso na última hora, comece com antecedência e estude também o cargo proposto. Isso fará com que a motivação e o planejamento estruturem você à estudar da forma correta e quem sabe conquistar o cargo desejado.

Fonte: G1, Lia Salgado.