Como educar filhos rebeldes

Quando pequenos, os filhos geralmente obedecem as regras impostas pelos pais e convivem em harmonia com os integrantes da família.
.
Porém, esta harmonia normalmente passa a ser atrelada à rebeldia, já que na adolescência é comum as pessoas buscarem novos interesses, muitas vezes conflitantes com os interesses dos pais e há também a quebra de identidade momentânea, pois, é nesta fase que os filhos conhecem à si mesmo, às vezes, baseando-se no que colegas ou outras pessoas da mesma idade fazem.
.
E é a partir daí que o problema começa para muitas famílias. Filhos rebeldes é sinal de problema, discussões e decepção dos pais, mas, nem sempre a história permanece assim, se soubermos educar da melhor forma e lidar com paciência nesta fase tão comum entre os seres humanos. Afinal, quem nunca teve a sua fase de rebeldia?
.
Para auxiliar você que acompanha e educa o desenvolvimento dos seus filhos, conversamos com o psicólogo Victor Araújo que falou sobre temas rotineiros e frequentes entre famílias com filhos rebeldes. Confira a seguir a entrevista na íntegra e veja como educar um adolescente rebelde:
.
Nós Mulheres – O filho quer aumento de mesada o que fazer?
.
Psicólogo Victor – A mesada serve para que as crianças aprendam a dar valor ao dinheiro. Mas antes uma pergunta: qual o valor que você dá ao dinheiro, como o encara?
.
Claro, importante que a mesada seja proporcional ao padrão de vida que leva aos preços exercidos nos locais que a criança frequenta.
.
Entretanto, nem sempre é possível ceder a mesma quantia mensalmente ou arcar com os reajustes implorados pelos filhos.
.
O quê fazer? Converse sobre a situação financeira atual; faça com que entenda que suas principais necessidades estão sendo pagas; etc.
.
Nós Mulheres – Começaram os pedidos para dormir na casa da amiguinha, como reagir?
.
Psicólogo Victor – Talvez seja um dos primeiros momentos em que os pais se deem conta que não são “donos” dos filhos. Mesmo que mil preocupações venham à tona, importante que a criança tenha esse espaço para contato com outras coisas, novos ambientes, novos lugares e pessoas.
.
Aos pais, sempre importante averiguar os detalhes de segurança, conversar com os pais da “amiguinha” e aquelas coisas tantas… E deixar com que a criança/adolescente vá descobrindo, vá vivendo.

Como educar filhos rebeldes

.
Nós Mulheres – O adolescente está discutindo cada vez mais, respondendo os pais e não respeitando as regras, o que fazer?
.
Psicólogo Victor – Dê espaço para que o adolescente exponha e reflita sobre sua própria rebeldia. Em alguns casos, pode ser um bom momento para buscar ajuda psicológica.
.
Em situações mais descontroladas, imponha alguns limites, esclarecendo ao adolescente que respeito, em qualquer relação, é fundamental.
.
Nós Mulheres – Como impor horário aos filhos, quanto às saídas e chegadas de passeios, festinhas, entre outras atividades?
.
Psicólogo Victor – Por mais questionáveis que possam ser, regras existem em todas as famílias. Para que esses limites não sejam ultrapassados, é importante dar espaço ao adolescente – para que se expresse – e pedir espaço para suas expressões: mais do que impor, é importante explicar.
.
Nós Mulheres – O filho está indo mal na escola, como transformar esta situação?

.
Psicólogo Victor – Nem sempre ir mal na escola diz respeito à vagabundagem. Mas para ter certeza do que está havendo, converse com o filho e tente descobrir o que está ocorrendo, visto que uma conversa pode esclarecer muita coisa.
.
Caso não esclareça, se aproxime de seu filho, se mostre disponível a ouvi-lo, vá tecendo novos pensamentos com o filho, mostrando novas situações, até resolver a situação.
.
Nós Mulheres – Os amigos do adolescente são de má índole, como agir?
.
Psicólogo Victor – Apenas julgar e proibir não adianta. Tente fazê-lo enxergar, por A mais B, que essas pessoas são más companhias.
.
Nós Mulheres – A adolescente quer namorar, qual é a melhor hora para deixa-la iniciar um relacionamento?
.
Psicólogo Victor – Não há melhor momento para permitir que o filho namore, vale apenas o bom senso. E diante disso, importante pensar em como os pais encaram a questão da sexualidade.

 

Como educar filhos rebeldes

Nós Mulheres – Os filhos só pedem produtos de marcas caras, como fazer para eles entenderem que não posso comprar?

.
Psicólogo Victor – Inicialmente: com uma educação que não relacione felicidade/status/realização com consumo de coisas caras e de grife. Depois: quando não for possível comprar algo querido pelos filhos, abra o jogo, pois é uma ótima oportunidade para falar sobre valores, necessidade de consumo, etc.

.
Nós Mulheres – A criança sempre faz birra quando não compram algo que ela não quer, o que fazer?
.
Psicólogo Victor – Deixe-a fazer birra. Talvez a criança tenha percebido que fazendo birra, te convença a ceder e fazer as vontades dela. Mas vale a pena ponderar e pensar em cada situação separadamente.
.
Fonte: Psicólogo Clínico Victor Dalla Nora Araujo – CRP- 06/104201
Por: Jornalismo Nós Mulheres.