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Como conquistar uma promoção no trabalho

//Como conquistar uma promoção no trabalho

Como conquistar uma promoção no trabalhoApós aprendermos qual a melhor hora e a maneira correta para pedir um aumento ao chefe, o Nós Mulheres agora traz dicas para você melhorar o seu rendimento, resultando futuramente em uma promoção no trabalho.

Antes mesmo de pensarmos em uma promoção devemos focar na qualidade do trabalho que estamos executando. As características que demonstramos ao longo de nossa estadia pela empresa podem favorecer as conquistas profissionais.

Segundo o Coach de carreira Lácio A. da Silva algumas características podem favorecer o desenvolvimento profissional e a promoção.

Como conquistar uma promoção no trabalho

[dropcap]1. Assertividade[/dropcap]

Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.

A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). Ser assertivo é dizer “sim” e “não” quando for preciso.

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[dropcap]2. Network[/dropcap]

A construção de relacionamentos dentro e fora da empresa é uma das competências mais importantes do profissional no mercado atual.

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[dropcap]3. Gerenciamento do tempo[/dropcap]

Hoje um profissional dever ser multitarefas e quanto mais competente for, mais tarefas e projetos recairão sobre ele. Saber priorizar corretamente as diversas atividades é fundamental para se poder entregar os resultados importantes no prazo correto.

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[dropcap]4. Criatividade[/dropcap]

A velocidade da informação e a constantes mudanças no cenários global valorizam cada vez mais a criatividade profissional, como sendo a capacidade de encontrar soluções inteligentes e oportunas para as diversas situações ou dificuldades inerentes ao trabalho.

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[dropcap]5. Comunicação[/dropcap]

Associada à construção de relacionamentos, a comunicação clara e objetiva, também como abordamos em nossa última matéria é fundamental para os novos desafios profissionais.

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[dropcap]6. Comprometimento[/dropcap]

A ideia de que você é a empresa, e a empresa é você é muito bem vista e valorizada no ambiente de trabalho. Sentir que você está verdadeiramente comprometido com os resultados da empresa, e entender que quanto mais a empresa ganha, mais você ganha junto, é bastante importante.

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[dropcap]7. Auto-estima[/dropcap]

A motivação é o principal combustível do ser humano, em todos os ambientes em que ele atua. No trabalho é fundamental, e como a auto-estima está diretamente ligada à motivação, é importante que você aumente sua auto-estima e mantenha-se motivado sempre.

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[dropcap]8. Capacidade de realização[/dropcap]

Projetos que nunca se concluem, tarefas que não terminam, desafios pela metade são destrutivos num ambiente de trabalho. Concluir suas atividades, procurando dar o melhor de si, e realizar um trabalho com excelência e qualidade é tudo que a empresa espera de você.

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[dropcap]9. Disciplina[/dropcap]

Já houve um tempo em que profissionais bagunceiros, que chegavam tarde e saíam mais tarde ainda, mantinha suas mesas completamente desorganizadas, e tinham uma aparência de “nerd-maluco” eram bem vistos.

Hoje em dia, um profissional organizado, disciplinado e com boa aparência, e, claro, competente, tem uma visão muito melhor na hora da promoção.

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[dropcap]10. Inteligência Emocional[/dropcap]

Por último na lista, mas com uma importância crescente nas empresas atuais, a Inteligência Emocional, ou seja, o autocontrole, a capacidade de ouvir e se interessar pelo outro, e extrair do próximo (cliente, colega, subordinado, etc) o seu melhor, está entre as principais competências e diferenciais do bom profissional.

Além destas qualidades que devemos ter em nossas carreiras, algumas atitudes também podem valorizar ainda mais e qualificar o seu trabalho, passando a ser destaque e uma possível candidata para a vaga em aberto na empresa:

Como conquistar uma promoção no trabalho

[dropcap]1.[/dropcap] Não fique parada! Procure sempre novos desafios, buscando qualidade e excelência em tudo o que realiza;

[dropcap]2.[/dropcap] Invista em si mesmo, continuamente. Formação acadêmica, cursos complementares, pós-graduações, mestrados, doutorados, línguas estrangeiras são investimentos que trarão bons retornos no mercado de trabalho;

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[dropcap]3.[/dropcap] Aceitar desafios e propostas que tirem você da zona de conforto. As empresas competitivas são dinâmicas e estão em constante mudança, gerando cada vez mais novas oportunidades e reestruturações. Nunca diga “não” a uma oportunidade, ela pode ser a sua garantia de sucesso e crescimento profissional;

[dropcap]4. [/dropcap]Mostrar total dedicação, empenho em suas tarefas e engajamento com as diretrizes e orientações da empresa. Dar o melhor de si e mostrar que ainda está “sobrando”, diante das tarefas atuais é uma boa ideia para que você seja lembrado quando surgir novos desafios ou chances de promoção;

[dropcap]5.[/dropcap] Ser visto e notado. Se você ficar escondido atrás da sua mesa, ainda que fazendo todo o seu trabalho da melhor forma possível, dificilmente você será lembrado. Apareça, vença a timidez, mostre comunicação e competência, sempre, mesmo na hora de assumir um erro;

Após aproximar as qualidades e as atitudes certas para a sua rotina de trabalho, chegou a hora decisiva. Pedir ao chefe uma promoção pode ser uma oportunidade para o crescimento profissional

[quote]“É importante pensar muito bem antes de pedir uma promoção ao chefe, pois um pedido de promoção normalmente é um caminho de mão única, sem volta. Se houver oportunidade e mérito para te dar a promoção, ótimo, tudo funciona. Se não houver espaço na empresa ou na área, ou pior, você não tiver os méritos que imagina para a promoção desejada, pode ser um tiro pela culatra, e resultar até numa demissão posterior.”[/quote]

Como conquistar uma promoção no trabalho

Porém se você não se sentir segura… 

Caso você sinta que o seus resultados não estão sendo bem reconhecidos pela empresa, o melhor a fazer é pedir ajuda. Sente com o seu chefe e pergunte a ele o que você precisa fazer para melhorar seu desempenho profissional.

Pense que se realmente você merece ser promovido e isso ainda não aconteceu, talvez haja algo que esteja impedindo isso, então procure entender e buscar melhorar suas condições para que isso ocorra naturalmente.”
JAMAIS peça uma promoção, apresentando as seguintes justificativas:

– Preciso ganhar mais, para pagar minhas despesas – se você se endividou muito, o problema é seu, e não da empresa

– Estou com muito trabalho, mereço uma promoção – você é pago para trabalhar no seu horário normal de trabalho, e recebe remuneração extra pelas horas a mais. Ter muito trabalho é normal, não te dá direito a aumento

– Meu colega foi promovido, eu também acho que mereço – certamente ele teve méritos que, na visão da empresa, você não teve. Isso não é justificativa.

– Recebi uma proposta melhor em outra empresa – exceto que isso seja verdadeiro e você realmente esteja muito inclinado a mudar de emprego, nunca use isso como blefe. A resposta pode não ser a que você desejava.

– Já estou há tanto tempo na mesma função, mereço uma promoção – estar muito tempo na mesma função não justifica uma promoção, se os desafios e responsabilidades são os mesmos de quando você começou.

2013-07-23T10:11:04+00:00