Apesar do assunto não ser dos mais legais, é sempre bom alertar e conversarmos sobre saúde. O câncer de mama é o tipo da doença mais frequente na mulher brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. Nele, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.
Recentemente, o Instituto de Medicina de Washington informou que as mulheres poderiam reduzir o risco desse câncer se evitassem fatores ambientais, como o tratamento com estrogênio e progestina ou o uso de tabaco, cuja vinculação com os tumores já foi comprovada.
A equipe elaborou um estudo para determinar o impacto dos fatores ambientais, entre os quais também mencionou o consumo de álcool e os exercícios físicos.
Os cientistas afirmaram, no entanto, que não se reduzem os riscos de câncer se as mulheres deixarem de usar tintura para o cabelo ou evitarem a radiação não-ionizada dos telefones celulares, já que múltiplos estudos não encontraram uma vinculação com a doença.
O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?
Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras);
Praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo);
Não fumar;
Fazer exames com frequência para evitar que seja pega de surpresa;
Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.
Fonte: Ministério da Saúde.
Deixar um comentário