Chapinha ou secador: Danificam os cabelos?

A cada dia os cabelos lisos são os mais requisitados pelas mulheres na hora de cuidar dos fios, porém deixá-los bonitos e lisos não é tarefa fácil quando se fala em hidratação.
.
Na hora de alisar poucas de nós pensamos nos danos causados pelos equipamentos como chapinha e secador e na hidratação que muitas vezes é esquecida antes mesmo de qualquer tipo de alisamento.
.

Conversamos com a hair stylist Monica Aguirre e ela nos explicou que o cabelo é formado por uma proteína, chamada queratina, cuja parte externa é revestida de cutículas em forma de escamas.
.
Essas escamas protegem o fio de todos os agentes danificadores, como sol, vento, o próprio toque da mão, químicas, entre outros.
.
O calor excessivo da chapinha, normalmente acima de 180º, deteriora essa proteção.  Logo, quanto mais chapinha menos proteção.
.

Chapinha ou secador: Danificam os cabelos?

Nessa disputa de qual aparelho danifica mais os nossos cabelos, quem saí ganhando é a chapinha, pois além de ter uma temperatura mais elevada do que o secador, é o aparelho que tem contato direto com os fios podendo danificar ou deixá-los quebradiços, como explica Mônica:
.
Meninas, chapinha é igual a passar ferro no cabelo. Ele fica ressecado, áspero, quebradiço e com pontas duplas.”.
.
Já o secador não é o vilão da história, mas, utilizado em temperatura alta ou próximo aos fios pode causar um dano igual ou maior que a chapinha
.
No caso do secador acontece o mesmo, a diferença é que o secador tem menor temperatura, mas se o uso for diário os efeitos serão os mesmos.” comenta a especialista.
.

E para acabar com as dúvidas sobre quem prejudica mais os cabelos, Monica nos deu algumas dicas. Anota aí:
.
CHAPINHA:
.
Já que não dá pra evitar essa maravilha que é poder alisar as madeixas no conforto do nosso lar, o recomendado é sempre passar um produto termo-ativo que proteja o cabelo especificamente do calor.
.
O produto é de uso profissional, mas rende bastante e não é tão caro! Custando de R$10 a R$ 30.
.

SECADOR:
.
Se você não tem habilidade com o secador é melhor não utilizá-lo, pois eventualmente ele pode estar queimando os fios por conta do tempo permanecido em cada mecha.

Chapinha ou secador: Danificam os cabelos?

Agora você que sabe manusear e não abre mão do secador e chapinha nas madeixas, o indicado é usar no máximo 3 vezes por semana, não esquecendo jamais de usar protetor térmico.
.
Com estas dicas e mantendo sempre em mente o bem estar e cuidados básicos com os fios antes de qualquer processo de modelagem, você terá um cabelo muito mais macio, brilhante e claro, liso!

.

Por: Jornalismo Nós Mulheres.