Gripes e resfriados costumam pegar todos de surpresa, ainda mais em tempo gélidos como o inverno. Porém, outra doença causada por um vírus muito comum nas casas, vem proporcionando risco à saúde de adultos e crianças.
.
As alergias se propagam pelos lares que não estão protegidos de bactérias e ácaros.
.
Ursinhos de pelúcia e tapetes, por exemplo, são um dos maiores focos para a proliferação destes parasitas e por maior que sejam os cuidados, os ácaros podem permanecer na casa por muitos dias se não soubermos higienizá-la e prepara-la contra as alergias.

Para manter os riscos longe da sua casa, mantenha sempre as janelas abertas para que o ar fresco e o sol possam adentrar eliminando as bactérias das estantes, brinquedos e estofados.
.
E por falar em estantes… Estantes com livros devem ser desinfetadas regularmente.
.
O mesmo vale para os colchões. Leve-os para o sol ao menos duas vezes por semana, assim os ácaros ficarão longe da sua cama.
.
As roupas de cama devem ser confeccionadas com algodão e também necessitam de lavagem semanal para retirar o excesso de suor e sujeiras que causam as irritações no corpo.

Quanto às cortinas, prefira ter persianas em casa, pois são mais práticas de higienizar, evitando o acumulo de bactérias.
.
Já os carpetes e tapetes devem ser eliminados. Afinal, por conterem tecidos mais grossos e curvilíneos, as bactérias tendem a se proliferar com mais facilidade, assim como a poeira.
.
Na sala, o recomendado é que os sofás possuam encostos e acentos removíveis para que sejam levados ao sol semanalmente.
.
Pisos de madeira não podem ser colocados nas casas em que há alérgicos. Por conterem frestas, as sujeirinhas e as bactérias ficam acumuladas neste local.

Faça a higienização dos pisos e paredes frequentemente, assim como os objetos decorativos que devem também receber limpeza com o auxílio de pano úmido com álcool.
.
Prefira não ter também flores e plantas naturais. Flores artificiais são ótimas opções para que a alergia não permaneça na sua casa. As plantas naturais possuem geralmente fungos que causam alergias.
.
Os brinquedos das crianças também merecem higienização constante. Alertando também para os vilões de ácaros, os ursinhos de pelúcia.
.
Estes devem ficar protegidos em armários que não permitam contato com o locais externos que transmitam poeira. Os ursinhos assim como os demais itens citados, devem ficar expostos ao sol e devem receber higienização com frequência.

Uma dica para quem quer deixar as crianças longe de alergias é optar por brinquedos que sejam antialérgicos, assim como roupas e acessórios.
.
Todo cuidado é pouco quando o assunto é alergia, fique sempre de olho na limpeza de sua casa e visite o médico frequentemente.
.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.