Atitudes para se sair bem na dinâmica de grupo

Assim como a entrega do currículo e a entrevista, a dinâmica de grupo faz parte do processo seletivo exigido por muitas empresas, que buscam através de apresentações, jogos ou atividades específicas, conhecer melhor os candidatos propostos à vaga.
.
A dinâmica de grupo geralmente acontece após a entrevista e reúne um grupo de participantes para que algumas habilidades sejam demonstradas e analisadas por profissionais atuantes na empresa, sendo eles psicólogos e administradores.
.
Para se sair bem em uma dinâmica em grupo, alguns requisitos são admirados e bem avaliados pelos recrutadores como, por exemplo, saber ouvir e gesticular corretamente as informações solicitadas, sem exageros ou floreios, sendo breve e objetiva.
.
Portanto, procure analisar dias antes quais são as suas qualidades, defeitos, metas e objetivos, para que assim você esteja preparada para perguntas como estas, que são frequentes durante as apresentações.
.
O profissional adequado ao mercado de trabalho é aquele que sabe realmente em que pontos ele erra e em que pontos ele se destaca.
.
Além disso, saber visualizar e demonstrar foco diante as metas é imprescindível para ocupar os perfis que as empresas almejam.

Atitudes para se sair bem na dinâmica de grupo
Outro ponto que vale ressaltar é o comportamento que o candidato deve ter durante a dinâmica.
.
Atender o celular, distrair-se mandando SMS, escutar conversas alheias ou desfocar-se de qualquer outra maneira das informações que são ditas pelos recrutadores é um erro que muitas pessoas cometem e acabam perdendo a vaga por isto.
.
Ao iniciar a dinâmica de grupo, lembre-se que a empresa espera que o profissional ouça bem o que é dito, esclareça dúvidas, saiba ouvir os demais candidatos e tome uma postura séria, sem debruçar-se à mesa ou sentar-se de qualquer forma sobre a cadeira até o final da dinâmica.
.
Encare a atividade em grupo como algo importante para o seu crescimento, não agindo através da expressão corporal de uma forma negativa aos olhos dos avaliadores.

Atitudes para se sair bem na dinâmica de grupo

Estudar a empresa e sua futura chefia é uma maneira também de comprometer-se e mostrar interesse na vaga. Diversos candidatos já foram pegos desprevenidos na dinâmica de grupo por não conhecer a missão, os valores ou até mesmo o ramo em que a empresa trabalha.
.
Lembre-se que saber informações sobre a vaga não garante uma boa performance ao falar, por exemplo, o porquê do desejo de ocupar o cargo disponível.
.
Saber falar é uma tática de ouro que se conquistada garante alguns pontinhos extras durante a dinâmica. Treine diante o espelho em casa e note se a forma como você se expressa é correta para o que a empresa espera de você.
.
O treino é uma opção para que possui timidez ao falar em público, quebrando as barreiras e deixando o que há de melhor transparecer nas apresentações.

Atitudes para se sair bem na dinâmica de grupo
Portanto, seja você mesma ao transmitir suas informações, deixe de lado os excessos e frases prontas que muitos utilizam na tentativa de agradar os recrutadores.
.
Por fim, para que o seu desempenho seja proveitoso na dinâmica de grupo, indicamos que você se desprenda de pensamentos negativos, medos ou receios quanto à este tipo de processo seletivo.
.
Reserve na sua agenda, no mínimo entre 3 a 4 horas para a realização da dinâmica ou se possível uma tarde inteira, para que assim a pressa e outros compromissos não a atrapalhe no decorrer das atividades.
.
Assim você estará preparada para esta etapa, que independente do resultado te trará mais experiência quanto às seleções de candidatos.

.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.