As fases do sono

Saiba quais são as 5 fases do sono.

1ª fase: É a fase do adormecimento essa fase pode durar de alguns instantes até 15 minutos e ocupa 3% a 5% da noite de sono. Funciona como uma espécie de zona de transição entre estar acordado e dormindo.

O cérebro produz ondas irregulares e rápidas e a tensão muscular diminui. A respiração fica suave e dos pensamentos do mundo desperto flutuam pela mente. Se for acordada nessa fase, a pessoa reagirá rapidamente, negando que estava dormindo.

2ª fase: É a fase do sono mais leve. A temperatura corporal e os ritmos cardíaco e respiratório diminuem. As ondas cerebrais ficam mais lentas. Essa fase ocupa a metade do tempo total do sono, durante cerca de 20 minutos cada ciclo.

As ondas do cérebro alongam-se, regularizando-se e são afetadas somente por alguma atividade elétrica isolada e repentina. Nessa fase, a pessoa cruza definitivamente o limite entre estar acordada e dormindo. Se alguém levantar suavemente a pálpebra de uma pessoa nessa fase do sono, ela não acordará. Os olhos já não respondem ao estímulo.

3ª fase: O corpo começa a entrar ao sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se amplas e lentais. É uma fase rápida. Corresponde a uma média de 5% do tempo do sono.

4ª fase: É o sono profundo, onde o corpo se recupera do cansaço diário. Essa fase é fundamental para a liberação de hormônios legados ao crescimento e para a recuperação de células e órgão.

Dura cerda de 55 minutos, não mais de 20% da noite. A pessoa fica totalmente inconsciente. Está tão fora do mundo que nem uma tempestade poderá acordá-la.

5ª fase: SONO REM: A atividade cerebral está a pleno vapor e desencadeia o processo de formação dos sonhos. Os músculos ficam paralisados, as frequências cardíaca e respiratória voltam a aumentar e a pressão arterial sobe.

É o momento em que o cérebro faz uma espécie de faxina geral na memória. Fixa as informações importantes captadas durante o dia desencarta os dados inúteis.

Durante o REM, os músculos longos do tronco, os braços e as pernas estão paralisados, mas os dedos das mãos e dos pés podem contrair-se. O fluxo sanguíneo em direção ao cérebro aumenta e a respiração fica mais rápida e entrecortada.

REM é a fase dos sonhos. Se a pessoa for acordada aí, provavelmente recordará fragmentos de suas fantasias. Depois de 10 minutos do REM volta-se a descer ás fases do sono quieto.

Nas primeiras horas da noite predominam as fases III e IV. Pela manhã, percorre-se de quatro a cinco vezes o circuito do sono completo.

Fonte: Manual do sono Ortobom.